Por Amanda Almeida!
Estilo

Sobre o armário capsula.


Fonte da img
Oii, tudo bem?
Moda sempre foi sinônimo de consumo, e na maioria das vezes de consumo sem limites. Atire a primeira pedra quem nunca foi ao shopping e fez compras por impulso. Já fiz isso várias vezes, e tenho a impressão de que voltarei a fazer em determinado momento. Contudo, há algum tempo tenho lido e acompanhado uma ideia que achei bem interessante e que tem se proliferado: o armário cápsula.

Neste post não vou explicar o conceito, caso você não saiba o que é te aconselho a visitar o blog Un-fancy, pois a ideia do armário de 37 peças veio daí, mas caso seu inglês esteja enferrujado, você pode visitar o blog Teoria Criativa. A Gabi começou a aplicar a ideia do armário cápsula em sua vida e tem nos mostrado esse processo em seu blog. Então, se tem curiosidade, aconselho esses dois blogs.

Pois bem, aqui gostaria de dizer minhas considerações, mesmo não praticando 100% das regras.

Quando tomei conhecimento do armário cápsula, uma coisa que percebi que é fundamental nesse processo é criatividade. Sim meus caros, pois com um número reduzido de roupas automaticamente você se força a fazer combinações que antes nem imaginava em fazer. Esse ponto pode ser um pouco complicado quando não se tem esse habito, ou pouca inspiração, mas seus problemas acabaram. Quer uma dica? Faça uma conta no pinterest e crie um painel com inspirações de looks. O que mais tem naquele lugar são compilações de x peças dão x looks. Então, sem desculpas. Eu era uma daquelas que usava sempre as mesmas combinações, mas depois do pinterest, apenas coloco a peça em questão na busca e vejo a infinidade de combinações que ela pode render. Então se arrisque sem medo ;).

Outro aspecto positivo ao se praticar um armário cápsula é a diminuição das dívidas com compras. Você começa aos poucos a ter uma relação mais séria com as compras, em consequência as compras por impulso acabam diminuindo. Mesmo não tendo começado literalmente a praticar o armário cápsula, uma das coisas que comecei a me policiar foi justamente nas compras sem necessidade, então, me propus a ficar três meses sem comprar roupas. E o porquê disso é que o intuito enquanto se está praticando o AC, você não compre nenhuma peça nesse período, apenas vai fazendo uma poupancinha para compras. E quando um AC termina e outro começa, pois eles são divididos por estações, apenas nessa transição é que você se joga nas compras, mas com muita responsabilidade e sem exageros.

 

Fonte da img

Organização. Com toda certeza esse também é um dos benefícios, meu armário ficou muito mais organizado depois que decidi ter uma visão de todas as roupas que tenho e realmente uso. Esse processo de conhecimento e organização é extremamente importante. E é impressionante o quanto você começa a perceber detalhes da sua personalidade olhando seu guarda roupa. Então, quer um conselho, comece esse processo arrumando seu guarda-roupa. Olhe tudo o que você tem, além de se conhecer um pouco mais, tem a vantagem de relembrar determinados momentos, e também de praticar aquele desapego que é muito importante de tempos em tempos.

Depois de ler tudo isso, vocês devem estar se perguntando: Uai, como você pode opinar sobre armário capsula se nem está praticando 100%. Bem, a verdade é que há regras, mas não é algo fechado. Você não é obrigado a seguir tudo de maneira radical. Se você quer experienciar dessa forma, ótimo, vai fundo; caso você ache que seria complicado praticar devido a sua realidade, tudo bem também, nada te impede de adaptá-lo. E foi justamente isso que eu fiz, eu adaptei a minha realidade. Peguei aqueles conceitos que achei mais importante e os incorporei a minha vida. Então, não tenha medo, faça adaptações se ainda não consegue fazer 100%, mas o legal em tudo isso é esperimentar e ver aquilo que se aplica melhor pra você.

Como moro em um local com um clima bem louco – quem mora em Brasília vai me entender – então tem dias muito quentes, e depois dias muito frios, às vezes o dia começa com um frio glacial, no meio dele um calor de deserto, e no fim dele volta aquele frio maluco de novo, então não tem corpo que aguente, e às vezes nem roupa. Por isso precisei adaptar. Mas tenho vivido os três benefícios acima e isso transformou a minha forma de vestir, e até mesmo meu ânimo. Foi uma mudança pequena, mas muito positiva na minha vida. Tenho economizado, e ao mesmo tempo tenho utilizado peças há muito esquecidas. Sem contar que se arriscar de vez em quando faz um bem danado.

Enfim, vale sim a pena praticar alguns dos conceitos do armário capsula, só tenho uma ressalva, antes de qualquer coisa se conheça, acredito que essa é uma parte muito importante do processo, depois disso, se joga de cabeça e pratique da forma que for melhor pra você e sua vida. Pois tenho certeza que depois de um tempo você vai colher bons frutos.

Abraços,

You Might Also Like...

14 Comments

  • Reply
    Maíra
    24 de agosto de 2015 at 5:28 pm

    Amandinha *—* ah dedicamos muito mesmo hahaha obrigada linda 😀

    Nossa já vi vários posts sobre esse armário capsula, acho que é bem interessante. Eu também sou consumista e tenho que tomar MUITO cuidado, eu fiz uma bela compra em junho, e eu tive um grande desespero agora n começo de agosto ahahaha então meio que eu to fazendo isso com as roupas que eu tenho, eu tento misturar roupas e sempre tento inovar com alguma que era antiga, mas a ideia dessa prática é bem interessante 😀

    linda, só pra avisar, os links dos posts estão quebrados ;( dá uma olhada pra ver se é só comigo ahahaha

    beijos :*
    AMEI o layout! <3

    • Reply
      Amanda Almeida
      25 de agosto de 2015 at 1:00 am

      Oi Maíra, tudo bem flor?
      Eu de vez em quando também já dei alguns deslizes na hora de comprar, e o pior é que eu comprava só pra ter a sensação de comprar, comprava por impulso. Agora tenho me policiado mais, economizado e me arriscado, o que tem sido muito legal.

      ps:Flor obrigada por avisa. não sei porque todos os links quebraram :/ Até o da fonte das imagens :(.
      ps2: Haa obrigada *——–* Como tô de blog novo quis fazer algo bem simples e que ao mesmo tempo fosse agradável.
      bjuuu

  • Reply
    Marina
    24 de agosto de 2015 at 10:03 pm

    Hahaha acho que nenhum armário cápsula seria capaz de me parar o.ó mas de qualquer forma, adorei
    a ideia e acho que pode ser muito útil e produtiva. Acho que preciso de um desses viu? hahaah ♥

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

  • Reply
    Nana
    25 de agosto de 2015 at 2:58 am

    Oi Amanda,
    HAHA adorei a dica, até porque sou daquela que não pode ver vestido bonitinho ou blusa com estampa bacana e quero tudo.
    Mas a ideia é realmente válida, porque pelo fato de termos esses desejos loucos, tem coisa que a gente quase não usa né? Ou nem lembra que existe.

    Ótima postagem.

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana – Obsession Valley

  • Reply
    Gabi Gouveia
    25 de agosto de 2015 at 7:35 pm

    Amanda eu sou consumista só em sonhos, kkkk….por mim teria mil roupas e acessórios, mas infelizmente a grana não dá e a gente tem sempre uma prioridade a mais (no meu caso pagar a faculdade e ao mesmo tempo juntar grana pra comprar uma casa). Eu já li várias matérias sobre o armário cápsula e não sei se conseguiria, eu vivo reclamando que não tenho roupas! kkkkk…beijos, Gabi.

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de agosto de 2015 at 10:52 am

      Oiii Gabi,
      Ohh gente, eu te entendo, eu também adoraria ter muitas coisas, mas o armário cápsula tem me ajudado nessa parte de não gastar sem necessidade. Mas acho que vai de cada um sabe, eu peguei alguns princípios porque queria economizar e também me arriscar mais. Tem dado certo. 😀
      bjus

  • Reply
    Leticia
    26 de agosto de 2015 at 12:35 am

    Olá! Gosto muito da ideia do armario capsula… da ideia, mas não das “regras”. Meu armario é bem reduzido e compro poucas roupas, mas não conto peças e nem crio muitas regrinhas. Não sou muito ligada em roupas de qualquer forma hehe. Mas tudo que tem a ver com consumir menos e de forma mais consciente me agrada bastante. É impressionante quantas combinações as meninas conseguem fazer com 37 peças!
    Aqui em SP o clima também é malucão, tenho que sair com uma roupa de frio e outra de calor porque olha..!
    Beijos!
    (Ah, adorei seu blog, ele é tão clean *-*)

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de agosto de 2015 at 10:55 am

      Oi Leticia,
      Primeiramente, obrigada pelo elogio, que bom que você gostou do blog, seja sempre bem vinda.Menina também não conseguiria viver com poucas peças. Talvez se o clima aqui não fosse tão maluco até acho que conseguiria, mas fazer o que, o legal é adaptar. Eu adaptei o conceito ao que tenho e tem dado certo, tenho me policiado na hora de comprar o que é ótimo, e acho que é justamente isso a parte legal da coisa. Nada de obrigações de mais.
      Bjus

  • Reply
    Ryokobel
    26 de agosto de 2015 at 12:47 am

    Oi Amanda, tudo bem ???
    Tenho que confessar para você que eu nunca tinha ouvido falar nesse conceito de Armário Capsula. Mas gostei muitíssimo da ideia. Sempre fico feliz da vida quando vejo pessoas comentando sobre comprar menos roupas, sobre se policiar na hora de ir ao shopping, sobre o fato de que a gente realmente não precisa de tantas roupas assim !!!
    Gostei de saber que você conseguiu adaptar bem as regras para a sua própria realidade. Cada um é cada um, e nem sempre o que dá certo para uma pessoa vai dar certo para a outra, mas o que vale é tudo o que existe por trás disso tudo né ?!
    Eu confesso que não tenho muitos problemas com roupas, nunca fui de comprar muitas peças, mas uma coisa que eu sempre faço é separar aquelas que não uso mais, ou que já não fazem parte de quem eu sou no momento. A gente não precisa de muitas roupas para ter um estilo legal, é só saber combinar, exatamente como você disse !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de agosto de 2015 at 11:14 am

      Oii Flor.
      É como dizem, quantidade não é sinônimo de qualidade, mas eu tenho gostado bastante desse momento sabe, além de economizar tem me ajudado também aconhecer meu próprio estilo, o que é ótimo. Bell, depois da uma lidinha nos conceitos, acho que você pode gostar.
      bjus

  • Reply
    Adriana
    26 de agosto de 2015 at 3:02 pm

    Olá Amanda, muito interessante sua visão.
    Estou há um mês usando as roupas do meu armário-cápsula e estou gostando muito da experiência. Também moro em um lugar com o clima super louco; apesar de na maior parte do tempo fazer calor também faz bastante frio de uma hora pra outra.

    Como você disse temos que adaptar o projeto ao modo e local onde vivemos; o meu armário, por exemplo, tem tanto peças de verão como casaquinhos para esses dias frios e está servindo muito bem. A questão da consciência que desenvolvemos a respeio do que precisamos ou não comprar de roupa também e muito positivo, quando estabelecemos um período no qual podemos comprar temos tempo para avaliar se queremos mesmo aquela peça ou foi só “fogo de palha”.

    Muito válidos seus esclarecimentos.

    Beijão!

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de agosto de 2015 at 5:29 pm

      Oi Adriana, tudo bem?
      Que legal que você esta fazendo o armário cápsula. E com certeza, nesse Brasil de vários tipos de clima, não tem como fazer um armário fechado.
      Acho que de todos os benefícios do armário, a consciência na hora de comprar foi um dos meus maiores benefícios, e espero me manter assim sempre.
      Bjus, e obrigada pela visita.

  • Reply
    Oficina Chic
    27 de agosto de 2015 at 2:54 pm

    Que legal, adorei seu post!
    Bj, Gabi.

  • Reply
    Maria Fernanda
    27 de agosto de 2015 at 4:01 pm

    Caara, tenho muita vontade de “minimalizar” o guarda-roupa, mas falta-me coragem para tanto.

    (PS: as fotos do post são lindas)

  • Leave a Reply