Por Amanda Almeida!
Comportamento Leituras Pessoal

Sobre mudanças, gostos e livros…


Que as pessoas mudam, é um fato, mas o mais interessante é quando a pessoa que muda é justamente você. O ser humano está sempre mudando, e cada fase da vida representa uma mudança. Neste momento estou vivenciando uma dessas fases em que algumas coisas que eu costumava gostar muito, hoje não são tão atrativas, e coisas novas têm tomado uma importância interessante em minha vida.

Hoje, aos 26, não sou a mesma pessoa aos 25, e assim sucessivamente, apesar de que a essência de minha personalidade não tenha mudado, contudo, hoje muita coisa mudou, e a primeira delas que quero compartilhar com vocês é o meu gosto com relação à leitura.

Eu sempre gostei de ler não importava o tema, desde aqueles dramas bem teens, àqueles livros mais sérios, ou clássicos, na verdade se o livro tivesse um bom enredo e personagens que me cativassem ele facilmente se tornaria um favorito. Hoje, as coisas até podem continuar um pouco assim, mas fiquei um tanto mais exigente quanto aos livros que leio. Um exemplo disso são os livros com temática de vampírica. Depois de todo aquele boom com Crepúsculo, eu fiquei um bom tempo curtindo livros com essa temática, e sempre ficava animada quando surgia mais uma história dentro desse universo, mas hoje, confesso que não consigo mais ler. Não que os livros sejam ruins, alguns até podem ser, mas simplesmente não me identifico e nem me divirto mais com esse estilo de livro.

Books

Outra coisa com a qual tenho sido mais exigente é quanto ao enredo. É normal que livros possuam temáticas e estereótipos semelhantes, mas quando as coisas são muito iguais, sabe aquele mais do mesmo? Também não despertam mais meu interesse, e isso é algo que faz com que eu me desinteresse e muito com uma série de livros que são lançados todos os dias.

Isso é ruim? Não! Eu simplesmente mudei, meu senso crítico também, e meus gostos foram se modificando com o tempo e com o conhecimento adquirido. Ainda gosto de muitas coisas que costumava ler quando mais nova, alguns livros pretendo revisitar e olhá-los com os meus olhos atuais, e além disso também vou conhecendo outros livros que antes não me interessavam, mas que hoje chamam minha atenção. Mas preciso frisar que o que hoje não me atrai, como disse acima, não significa que sejam ruins, simplesmente não me identifico mais, e essas mudanças são naturais, aqueles livros contribuíram para o que seu hoje, por isso sempre serão especiais.

Ler sempre será uma de minhas paixões e essas mudanças fazem parte da vida, e talvez com elas eu me permita conhecer todos aqueles livros pelos quais meus olhos passavam e nem se detinham. (fui poética SQN). Quem sabe assim eu consiga ler pelo menos 1% de todos os livros maravilhosos publicados no mundo? Uma leitora pode sonhar.

Abraços e ótimo fim de semana,

You Might Also Like...

8 Comments

  • Reply
    Lu Cruz
    11 de julho de 2016 at 11:14 am

    Eu também sou muito mais exigente hoje, com as minhas leituras. Mas acho que o que mais mudei foi o fato de aprender a abandonar um livro que não está me agradando. Antigamente, eu seguia com a leitura, mesmo não gostando, só para não deixar o livro pelo meio. Hoje, não penso duas vezes antes de fechar a obra e nunca mais olhar para ela haha Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de julho de 2016 at 8:55 am

      Oi Lu, hoje também faço isso, principalmente porque não tenho mais tanto tempo assim pra ler, e perder tempo com um livro que não agrada não dá mais.
      bjus

  • Reply
    Gabriela Soares
    11 de julho de 2016 at 1:15 pm

    Mudar acontece sem a gente perceber, mas é super necessário e faz bem, né? Mostra que a gente amadureceu. Eu também sou assim que nem você em relação a livros, sou meio exigente hahaha adorei o post!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de julho de 2016 at 8:56 am

      Oi Gabriela,
      Que bom que gostou, pois é, essas mudanças só mostram o quanto crescemos.
      bjus

  • Reply
    Lilian Cardoso
    12 de julho de 2016 at 11:13 pm

    Estou completamente viciada em livros que me ensinam algo. Atualmente estou lendo O poder do hábito e o conhecimento que estou tirando dele é incrível! Também revezo com algum em inglês, pra treinar um pouco 🙂 Mas de vez em quando acabo me envolvendo com alguma série de livros, como Cidade dos Ossos que li inteira em janeiro. É bom pra dar um alívio, sabe? <3

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de julho de 2016 at 8:59 am

      Oi Lilian,
      com certeza, é engraçado que algumas coisas que antes não estavam no topo de nossos interesses com o tempo acabam se tornando favoritas.
      bjus

  • Reply
    Thaís
    13 de julho de 2016 at 3:59 am

    Oi, Amanda!
    Refleti hoje mesmo sobre isso. Quando criança eu não gostava de rosa e isso durou até meus vinte anos. Já hoje em dia estamos pintando nosso quarto de um rosa próximo ao quartzo e alguns detalhes do meu layout são nessa cor também. É engraçado como nossos gostos mudam ao longo dos anos, como nosso senso crítico fica mais aguçado, também.
    Suas mudanças em relação aos livros também foram bem parecidas com as minhas. Me tornei mais crítica com o enredo e não gosto de coisas mais do mesmo. Passo fora de alguns e alguns livros de autores consagrados, porque é só mudar as personagens que a história vira a mesma. Uma diferença é que eu nunca gostei de histórias de vampiros, hahaha.
    Um beijo!
    http://www.janeladesorrisos.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de julho de 2016 at 9:01 am

      Oi Thaís,
      Engraçado isso né? Mas se não mudássemos não evoluiríamos.. Também tenho coisas que até hpje não me conquistaram, livros de ficção cientifica por exemplo.
      bjus

    Leave a Reply