Por Amanda Almeida!
Blog

Quando Investir Financeiramente no blog?

Não é novidade que blogar, produzir conteúdo, virou um trabalho e muito sério. Hoje muitas pessoas têm como carreira criar/produzir conteúdo e compartilhá-lo com o mundo. Entretanto, para muitos blogar ainda é um hobby, ou simplesmente uma forma de compartilhar aquilo de que se gosta, e também um meio de conhecer novas pessoas.

Mas pensando como alguém que tem interesse de transformar o blog em um meio de obter uma renda extra, ou em seu trabalho de fato, ou simplesmente você gostaria que ele ficasse ainda mais com sua cara, em determinado momento a necessidade de fazer um investimento financeiro para melhorá-lo acaba chegando. Mas antes de tudo isso, sempre temos aquela dúvida: de fato, quando devo começar a investir financeiramente no meu blog?

(Fonte da img:1)

Há algum tempo escrevi uma postagem sobre domínio e hospedagem aqui no blog, e nela explanei um pouco sobre a importância de se ter um domínio próprio e o porquê de valer a pena esse investimento. Contudo, a verdade é que não há regra para o momento certo de investir, cada um tem seu tempo e a “necessidade” de investimento.

Eu iniciei o investimento no meu blog pela compra de um domínio e com o aluguel da hospedagem, e ficou nisso por uns bons anos, contando com o meu período como blogueira nos meus blogs antigos. Nunca senti a necessidade de gastar mais dinheiro com o blog, pois eu mesma queria “mexer” com o template do blog, fazer layout e por ai vai, e até pouco tempo estava muito feliz com isso. Mas comecei a sentir a necessidade de ter mais, de melhorar esse cantinho e por isso comecei a investir em outras coisas, e a primeira delas foi na compra de um template.

Aqui no blog eu cheguei a usar muitos templates free que são maravilhosos e bem intuitivos, a exemplo o que a Aninha do Madly-luv disponibilizou no blog dela. Usei alguns que foram disponibilizados nos freebies do Cretive Market, e depois de utilizar esses, percebi o quão legal seria ter um template que fosse completo e me permitisse fazer muitas coisas de uma maneira bem simples e prática. E por isso, no fim do ano passado resolve investir uma graninha e comprei um dos templates da Solo Pine.

Eu sou apaixonada pelos templates deles, que são lindos, super intuitivos e com um design bem característico deles. Consigo identificar um template deles só de olhar. O preço de 49$ dólares pode assustar a princípio, mas falando sinceramente, se pensarmos no trabalho dos desenvolvedores e na qualidade do produto e do suporte técnico é um preço mais do que justo.

Depois dessa aquisição muitas outras coisas passaram pela minha cabeça, como contratar um design para fazer a identidade visual do blog; fazer alguns cursos que me ajudem a deixar o blog ainda melhor; e melhorar meus equipamentos pessoais, como câmera e até mesmo meu PC. Algumas coisas podem ser conquistadas em um prazo curto, mas outras precisam de um bom planejamento prévio. Ou seja, neste momento estou sentindo a necessidade de melhorar meus conhecimentos, equipamentos e também a parte técnica do blog, para que ele fique cada vez melhor pra vocês.

Em suma, o momento certo para investir no blog não é igual para todo mundo, apenas você pode responder esta pergunta, pois será uma necessidade que vai surgir no seu coração, e estará diretamente ligada ao proposito do seu blog. Alguns podem investir no blog depois de muitos anos, outros com pouco tempo sentem essa necessidade, então não esquenta, até mesmo porque para investir precisa-se de um fator indispensável: dinheiro. E por mais que a gente queira fazer muitas coisas para melhorar o nosso cantinho, nem sempre conseguimos fazer tudo o que gostaríamos justamente por causa dessa fator indispensável.

Enfim, acredito que para tudo é necessário um planejamento e também traçar uma meta, com o investimento com o blog não seria diferente. No caso de vocês, pretendem investir ainda mais em seus blogs? Se ainda não o fazem, já sentem essa necessidade? Me contem.

Abraços,

You Might Also Like...

15 Comments

  • Reply
    Camila Faria
    15 de fevereiro de 2017 at 4:14 pm

    Oi Amanda, acho bacana investir no blog, seja financeiramente, seja dedicando mais tempo e atenção para as pequenas coisas que a gente pode fazer sem gastar tanto. O seu template é lindo, com certeza valeu o investimento!

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 4:48 pm

      Obrigada Camila. é verdade quando se ama o que faz o investimento acaba sendo algo natural.
      bjus

  • Reply
    Danielle S.
    15 de fevereiro de 2017 at 4:45 pm

    Amanda, ótimo texto. Realmente, não existe uma resposta certa pra “quando”, tudo depende do seu objetivo e planejamento. O seu template é bem lindo, já vou dar uma olhada no site da Solo Pine 🙂

    Beijo!

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 5:10 pm

      Olhe sim Dani, eles fazem temas lindo. Obrigada.
      bjus

  • Reply
    Dai Castro
    15 de fevereiro de 2017 at 5:44 pm

    Quando se trata de blog não há uma receitinha pra seguir, né? Acho que cada blogueira vai saber o momento certo de investir e se tornar mais profissional!
    Acho que se tudo é feito com muito carinho, chega uma hora que a vontade de investir e melhorar em muitos aspectos vai surgir! Essa dicas são ótimas! Ajuda bastante principalmente quem está começando! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 5:14 pm

      Obrigada Dai. Verdade, cada um tem seu tempo e momento para investir. E com certeza quando amamos o que fazemos acaba se tornando algo natural.
      bjus

  • Reply
    Maíra
    16 de fevereiro de 2017 at 10:27 pm

    Concordo amanda, pra tudo é necessário um planejamento. acho que organização e planejamento já faz um investimento e tanto para o blog. Mas acredito que não tem muita receita mesmo, é algo de cada um, até porque o blog é a extensão da pessoa né?

    A única coisa que eu sempre prezo muito, pelo menos comigo, é que eu preciso estar feliz, contente, com o conteúdo que estou criando e com o que eu coloco no blog, se leva a minha essência sabe.

    Adorei as suas dicas 🙂 acho que vale a pena muito as pessoas pensarem no que você falou: sobre dedicação e planejamento. ^^

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 5:27 pm

      Oi Maíra, tudo bem? Saudades de você ^.^
      Verdade uma boa organização já é um grande investimento. E precisamos estar felizes né? Do contrário não valeria a pena.
      bjus

  • Reply
    Priscilla
    17 de fevereiro de 2017 at 9:31 am

    Oi Amanda! Acho importante investir logo no início. Como eu sou uma blogueira old school (tenho meu blog desde 2009) só senti uma real necessidade em investir nele ano passado, na verdade venho me empenhando nele desde 2014, mas só ano passado eu de fato “gastei” com ele comprando domínio próprio e um layout novo personalizado. Hoje em dia estou bem satisfeita com o meu investimento <3 Mas já tenho algumas coisas que quero melhorar em função dele 🙂

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 5:38 pm

      Sempre temos coisas que queremos melhorar né? Também sou blogueira das antigas, mas confesso que só agora meu relacionamento com o blog ficou mais sério, digamos.
      bjus,

  • Reply
    Carol Espilotro
    17 de fevereiro de 2017 at 1:20 pm

    Oiii amanda. Olha vou me oferecer para quando você precisar de designer hudukashdukashdkusa EU era uma blogueira hardcore em 2010, hoje o meu atual é mais um hobbie apesar que eu queria muito que ele fosse um pouco mais conhecido. Mas como tudo na vida, esse tipo de coisa precisa de planejamento e não tem como, abrir a mão pra gastar ukashdksaud

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      17 de fevereiro de 2017 at 6:06 pm

      Eitaaaa, bom saber Carol!!! Carol, eu também queria, mas sabe, tô tão feliz com meu cantinho, vou trabalhando nele e aos poucos ele vai crescendo.
      bjus,

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    18 de fevereiro de 2017 at 6:05 pm

    Depois de uns dois anos mais ou menos eu pensei: preciso melhorar o blog se eu quiser alcançar algo maior. No começo do blog eu tinha muita vontade de ter parceria com editoras e para isso o blog tinha que melhorar muito e eu fui investindo em algumas coisas. Encomendei um layout e comprei o domínio que eu acho que é o primeiro item importante que qualquer blog deve ter. Além de deixar mais fácil de memorizar eu acho que acaba dando uma cara mais profissional ao blog. E depois disso eu consegui a parceria que eu mais queria na época então o investimento valeu a pena. Eu já também tentei usar dos anúncios do facebook e teve um resultado legal mas não foi o que eu esperava. Acho que investi muito pouco e não deu muita diferença. Agora eu quero investir de novo num layout mais moderno e completo. Tô tentando investir também num midia kit e área para anuncios porque eu queria ter algum retorno disso tudo, sabe? Mas ainda preciso estudar mais sobre isso. O blog já vai fazer 4 anos e as vezes eu fico me perguntando se ele está dando certo quando vejo que nenhuma marca procura por publiposts e coisas do tipo.

    E por último: quero investir numa câmera! Já não acho minhas fotos tão boas quanto antes e isso me incomoda muito. Mas como você disse, requer um tempinho. E recentemente comprei um computador novo que mesmo não sendo para o blog acaba servindo também de investimento. ^^

    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      21 de fevereiro de 2017 at 9:01 am

      Oi Bea,
      é engraçado, às vezes de forma inconsciente agente acaba comparando nosso blog com outros, mas acredito que tudo tem seu tempo. Eu tive muitas parcerias no blog literário, mas confesso que aquilo começou a me deixar um tanto apertada, por isso terminei a parceria com todas. Quanto aos publis, acho que eles vão surgindo no momento que devem surgir, não tem uma regra, mas o que eu tento fazer é manter o blog da forma que seria atrativo até mesmo pra eu lê-lo sabe? Mas tudo leva tempo, dedicação e muitas horas de trabalho.
      bjus

  • Reply
    Kelen de Oliveira Vasconcelos
    23 de fevereiro de 2017 at 1:51 pm

    Oi Amiga!
    Realmente isso é uma decisão que vem no tempo certo. Também estou nesse tempo, de criar e desejar coisas novas para o meu blog. Amei a matéria, foi muito esclarecedora sobre como e quando as coisas surgiram para vc.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

  • Leave a Reply