Por Amanda Almeida!
Pessoal

O ano em que decidi não comprar tantos livros.

Para um bookaholic, o ato de comprar é praticamente uma necessidade vital. Nos últimos tempos tenho percebido que essa minha necessidade de sempre comprar livros tem ultrapassado o limite do saudável e se tornado de fato uma compulsão. Resultado, eu sempre estava com o cartão estourado (não apenas por conta dos livros, mas uma parte significativa por causa deles) e com a estante abarrotada de livros não lidos para serem lidos.

Além dos livros comprados há os livros de parceria que só acumularam e esta pessoa chegou a um ponto de precisar tomar uma decisão: parar de comprar livros pela maior quantidade de tempo possível, e ler todos aqueles que estão na minha prateleira, só esperando pela oportunidade de serem lidos. E é justamente o que estou tentando fazer.

Sei que é lindo olhar para sua estante e ver uma quantidade enorme de livros nela, todos enfileirados e lindamente organizados, mas do que adianta tantos livros em uma estante se você não conseguiu ler nem metade? E a cada novo mês você simplesmente vai enfiando mais e mais livros ao ponto de não ter mais espaço? Imagino que muitos se identificaram com esse pequeno relato, mas depois de um tempo pensei sobre uma coisa e cheguei à conclusão de que é verdade. Comprar livros é maravilhoso, nada melhor do que ter um livro novinho em folha na sua estante, mas, se esse ato se torna mais importante do que o próprio habito da leitura, então acredito que há algo errado.

Não estou dizendo que não devemos comprar, afinal, quem ama ler sempre vai querer adquirir algum livro muito bom que acabou de ser lançado, é normal, entretanto, é tão bom quanto, ler pelo menos mais da metade dos livros que estão lá na sua prateleira/estante, só esperando para serem lidos. Tente se lembrar do momento em que você comprou determinado livro, e o porquê de tê-lo comprado. Então, volte àquele momento de primeiro amor recém compra literária e engate a leitura do mesmo como se fosse uma necessidade vital. Estou fazendo isso, e imagino que dessa forma, a minha tão longa lista de leitura se tornará uma listinha bem menor; assim espero (cruzando os dedos).

Enfim, espero que torçam por mim nessa empreitada, e depois que consegui decidir (ta difícil viu?), vou fazer um post mostrando a minha lista de 12 livros esquecidos na prateleira que eu preciso dar a oportunidade de leitura. E vocês leitores? Fizeram algum propósito esse ano? Me contem.
Abraços,

You Might Also Like...

19 Comments

  • Reply
    Adson
    21 de Janeiro de 2014 at 10:31 am

    Eu fiz o propósito de ler mais de um livro nas férias. Consegui ler três. Estou no 4º, meio enrolado porque preciso fazer um trabalho a partir dele (malditas atividades complementares da faculdade!). Ainda quero ler mais um e diminuir a pilha de livros por ler.

  • Reply
    Ycaro Santana
    21 de Janeiro de 2014 at 11:29 am

    Pois é, sempre é bom e difícil para os leitores comprar um livro. Mas este ano vou comprar muitos, para aumentar a minha estante. Mas pretendo lê-los!

  • Reply
    Ana Paula Barreto
    21 de Janeiro de 2014 at 2:08 pm

    Nossa, estou nessa também e assim como você resolvi não comprar mais nada que não seja essencial (tipo livros didáticos! rs).
    Estou doida para ver seus livros esquecidos.
    bjs

  • Reply
    Raay Ferreira
    21 de Janeiro de 2014 at 3:37 pm

    Minha mãe cortou toda e qualquer esperança de fazer várias compras de livros, porém, tenho uma amiga “linda” que vive me abarrotando de livros. (Isso pq sempre dou uma forcinha com as resenhas que ela precisa fazer, em troca, ela me presentei com livros. Isso é tão bom :D)
    Tbm, não ter local para acomodá-los me acalma nas compras.
    Meus planos para esse ano é envolver minhas leituras em estudos, até pq uns 5 livros meus estão penhorados na mesa do meu supervisor de estagio. Ou estudo e passo num concurso, ou ele pega todos que eu aparecer lendo. Isso é uma crueldade :'(
    Então é isso!
    Boa Sorte nas Leituras…
    bjs

  • Reply
    Jéssica
    21 de Janeiro de 2014 at 4:28 pm

    Oi Amanda!
    Nossa, concordo com seu post…
    Se o ato de comprar livros supera o da leitura tem que rever isso mesmo. E no seu caso, se isso estava te prejudicando financeiramente, nada mais justo do que parar um pouco de comprar!
    Parabéns pela atitude, espero que voce consiga alcançar seus objetivos 😀

    Um beijo,
    Jéssica
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/

  • Reply
    Jacqueline
    21 de Janeiro de 2014 at 6:59 pm

    Oie Amanda
    estou na mesma. Tenho muitos livros não lidos na estante, alguns já fizeram aniversário de 3 anos, o que é uma vergonha. Até que tenho conseguido me controlar, e esse ano não comprei nada, e espero seguir assim.
    Tomara que a gente consiga
    bjos

  • Reply
    Amanda Cristina
    21 de Janeiro de 2014 at 10:04 pm

    Amaaaaaaaaaaaanda! Estou no mesmo barco que você! Nunca fui muito de comprar livros, admito, mas esse ano só me permito 8 comprar, durante o ano inteiro. Li muito pouco em 2013 por conta da escola e agora, indo pro 3° do Ensino Médio, já dá pra imaginar a correria do vestibular, né?! Então minhas leituras serão ainda menores, ou seja: nada de compras pra abandonar na estante. Minha lista de não lidos já passa de 100, acho que vou pirar! HAHAHAHAHA
    Que esse ano seja cheio de ótimas leituras para nós duas! <3

    Beijinhos! http://www.primeiro-livro.com

  • Reply
    Amanda T.
    22 de Janeiro de 2014 at 3:01 am

    Ah super te entendo, tive que entrar numa “dieta literária” ano passado também, estava ficando com as prateleiras muito cheias e o bolso muito vazio haha. Mas consegui me controlar agora, graças a Deus!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

  • Reply
    Bruna
    22 de Janeiro de 2014 at 8:02 am

    Ta certa! Mandy…
    Eu estou nessa empreitada desde o ano passado eu compro só os livros que realmente quero e quando estão em promoção e olhe lá.
    Boa sorte para vc 😀
    Beijokas Brubs
    Livros de Cabeceira
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Vanessa
    22 de Janeiro de 2014 at 3:50 pm

    Olá.
    Adorei o post. Esse lance de livros comprados e esquecidos me motivou a fazer uma coluna lá no blog e percebi que nem lembrava o motivo de ter comprado os livros, foi impulso mesmo. Estou tentando parar de comprar um pouco e tenho conseguido. Estou levando livros antigos no sebo e trocando por novos, trocando e isso tem me ajudado. Enfim, é isso UASUAHS Adorei, adorei o post.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  • Reply
    Inês Gabriela
    22 de Janeiro de 2014 at 6:27 pm

    Acho que esse ano eu vou decidir isso também, as pilhas aqui em casa não param de crescer e eu SEMPRE fico querendo comprar livros. Apoiada 0/.

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

  • Reply
    Paula Zawatski
    22 de Janeiro de 2014 at 9:59 pm

    Olá, Amandinha!
    Belo toque o teu, acredito que tem muita gente que tem essa paixão por comprar, mas apenas comprar para se achar mesmo, se mostrar aos outros. Esse ano eu me coloquei uma meta oposta a tua, que é de comprar mais livros… nunca fui muito de comprar, sempre retirei livros nas escolas que estudei, e acredite, li basicamente todos hihi… e os que não li, já não tenho mais tempo de ir retirar e devolver em dia… então agora começarei realmente a comprar… tenho alguns livros que não li, pois de aniversário ganhei vários, a vez que mais ganhei (:
    Mas tenho essa meta, comprar e ler… por isso pensei em comprar no máximo três ou quatro livros por mês, pois isso sei que lerei, já que logo começam as aulas e não vou conseguir como agora ler dois por semana, ou até três… enfim, deve-se ter a meta de ler todos, comprar pq realmente quer ler, e ter limite. Ainda mais tu né Amanda, que recebe das parcerias e tem a responsabilidade, e de certa forma essa sorte (:
    Bem, beijos mil

  • Reply
    isabel
    23 de Janeiro de 2014 at 2:45 pm

    Comment

  • Reply
    isabel
    23 de Janeiro de 2014 at 2:46 pm

    concordo. desacelerei MUUITO em 2013 na compra pq passei metade do ano me preparando pro intercâmbio e a outra metade nele, então não dá pra carregar livro pra cá e pra lá. a compra do kindle tb ajudou, pq leio vários livros de domínio público, contos disponibilzados gratuitamente e por aí vai. ainda assim, devo ter aqui comigo uns dez que não li ainda e em csa no brasil mais uns oitenta. ai, senhor…

  • Reply
    Francini Cervantes
    23 de Janeiro de 2014 at 5:18 pm

    Me identifiquei muito com o post. Estou nessa desde o ano passado. O marido me intimou e eu embarquei. Agora só compro se for continuação de um que já li, do contrário só se ganhar de presente.

    Eu fiz as contas e vi que tenho cerca de 90 livros não lidos em casa (!!!). Tenho muitos livros, que ganhei, que comprei, quando tinha uma feira então, me esbaldava e comprava vááárioos, depois não dava conta.

    Agora estou tentando seguir a “rehab”, de vez em quando eu piro, como nesse fds por “O Chamado do Cuco”, mas desta vez tudo acabou bem, o marido ficou com dó e comprou pra mim rsrs.

    Mas acho que você está certa, por mais que seja difícil, tenho muitos bons livros nunca lidos em casa, então vou lê-los antes de gastar tanto dinheiro com livros novos.

    ;*

  • Reply
    Jeniffer Yara
    23 de Janeiro de 2014 at 9:18 pm

    Tenho o mesmo propósito que você.rs Na verdade, ano passado nem comprei tantos livros, mas troquei muitos e alguns que eu nem realmente queria, e acumulei muitos, fora os de parceria também. Resultado: Uma lista de leitura enorme! E meu namorado ainda inventa de me presentar com mais livros ainda! haushaush’ Enfim, esse ano minha meta é só comprar livros que eu REALMENTE quero ler e vou poder ler em breve e deixar minha lista de leitura menor ;} Torcendo para que consigamos o

    Beijos ><

  • Reply
    Leandro de Lira
    23 de Janeiro de 2014 at 10:28 pm

    Oi Amanda!
    Difícil será você manter este propósito, hein?
    Eu realmente estou tentando fazer o mesmo, mas está sendo complicado. Tenho muitos livros não lidos na estante ainda e essa compulsão nos faz comprar descontroladamente mesmo. Mas espero conseguir fazer o mesmo que você. Quero muitos livros que estão na minha estante há um bom tempo.
    Ótimo post. Boa Sorte! (:
    Abraço!

    “Palavras ao Vento…”
    http://www.leandro-de-lira.com

  • Reply
    Maria Amorim
    28 de Janeiro de 2014 at 11:40 pm

    Poxa um dos meus propósitos é quase esse. Eu só vou comprar livros que realmente eu queira, mas eu quero vários, HAHA. Mas felizmente nunca peguei dindin da minha mãe ou passei um livro no crédito, ou seja, acho que não to tão mal. Outro propósito foi esperar o homem certo e não me apaixonar por qualquer que me trate “bem”. E seguir os planos de Deus pra mim. Acho que não tá tão impossível assim, HAHA.

  • Reply
    Amanda
    15 de setembro de 2017 at 9:29 am

    Me identifiquei 100% com seu post! Quando percebi isso comecei a usar mais o kindle, pq além não gastar tanto, consigo ler mais (pois levo ele pra todos os lugares). É interessante quando aprendemos a nos apergarmos menos a ele fisico, ali, parado e valorizamos o ato de ler e não ter.

  • Leave a Reply