Por Amanda Almeida!
Filmes/Séries

Minhas 5 adaptações Literárias favoritas.

Histórias. Não importa em que meio elas são contadas são apreciadas da mesma forma. Livros e filmes possuem uma relação tão interligada, que nos últimos anos o que temos visto com maior frequência são adaptações literárias. Claro, isso não é algo novo, muito pelo contrário, alguns dos melhores filmes já feitos são nada mais nada menos que adaptações literárias, mesmo que não saibamos. Então, hoje a convite da NET Internet trago pra vocês uma lista das minhas 5 adaptações literárias favoritas.
5 Adaptações literárias Favoritas

E eu gostaria de deixar bem claro que essas são minhas 5 adaptações favoritas até o momento, e que foi bem difícil escolher, talvez alguém que tenha formação em cinema possa até discordar em alguns detalhes quanto a enredo, fotografia e tudo mais, mas aqui é a lista das adaptações que me emocionaram de verdade, e por isso se tornaram favoritas. Então, vamos a lista!

Orgulho e Preconceito

Orgulho e preconceito é um de meus livros favoritos, cuja autora é uma de minhas favoritas, e cujo os personagens são um de meus favoritos. Enfim, com tantos favoritos em uma obra só seria impossível não escolher essa adaptação para entrar na minha lista. Há quem prefira a adaptação feita pela BBC, que é maravilhosa também, mas o filme de 2005 é um de meus favoritos da vida. O roteiro conseguiu adaptar a obra de maneira satisfatória, e as mudanças incluídas nele em vários momentos fizeram o meu coração acelerar, em especial quando o Mr. Darcy se declarou para a Elisabeth naquela cena memorável, e a cena do amanhecer em que os dois estão meio largados e visivelmente cansados com aquela cara de que nenhum deles pregou o olho um segundo se quer. Por isso é impossível deixar esse filme maravilhoso de fora.

As Vantagens de ser Invisível


O livro possui uma história linda, emocionante e ao mesmo tempo serve como um alerta para várias questões como o bulling, depressão e suicídio. As Vantagens de ser Invisível foi um daqueles livros que li e que mexeram profundamente comigo. Depois da leitura fiquei com muita vontade de conferir a adaptação, mas não nego que fiquei com receio, pois por ser um livro com temáticas bem delicadas, meu medo era que a adaptação não conseguiria captar e passar toda a emoção da leitura. Mas tive uma grata surpresa quando enfim conferi o filme. O ator Logan Lerman conseguiu incorporar o personagem Charlie de uma maneira única, bem como a  atriz Emma Watson e o ator Ezra Miller interpretaram magnificamente seus papéis. Sem contar na trilha sonora do filme, pois um dos pontos altos da leitura são as inúmeras referencias musicais.

Boas atuações, um trilha perfeita e uma adaptação fiel do livro fizeram com que esse filme estivesse na minha lista. Claro, uma coisa ou outra sempre muda, afinal é uma adaptação literária, mas a essência está toda ali, e isso é o que importa.

A Menina que Roubava Livros


A Menina que Roubava Livros foi o primeiro livro que comprei com meu suado dinheirinho(acho que já contei isso por aqui), e tenho um amor e carinho todo especial por esse livro. Quando soube da adaptação entrei em frisson. Um de meus livros favoritos, com uma história realmente tocante e uma temática que sempre chamou a minha atenção estava indo para os Cinemas. Impossível não se animar. E quando conferi o filme não fiquei decepcionada. Claro, algumas cenas eu gostaria e muito que estivessem na adaptação, mas por uma necessidade de desenvolvimento narrativo acredito que não caberiam ali. Contudo, o que mais me encantou foi justamente a narradora da história, no caso a Morte. Ela era uma personagem presente durante a leitura, e a forma como ela foi inserida no enredo do filme foi fantástico. Eu recomendo esse filme até mesmo àqueles que nunca leram o livro, vale e muito a pena e com toda certeza ele não ficaria de fora dessa lista.

Marley e Eu


Essa adaptação me fez ter uma das crises de choro mais intensas de que me lembro, e não foi diferente quando eu li o livro. Sou apaixonada por animais, especialmente cães, e quando soube da adaptação já peguei logo uma caixa com 200 lencinhos, e uma garrafa de 2 litros de água, por que no fim era certo que eu iria me desidratar. A adaptação não seguiu fielmente a história, pelo menos não no início, mas perdoei a liberdade criativa do roteiro pois no final ficou tudo bem encaixado e sim, chorei litros, mesmo já conhecendo o seu fim, e acredito que vou chorar todas as vezes que assistir esse filme. Por todo esse mar de emoções seria impossível tirar esse filme da minha lista de melhores adaptações.

A Culpa é das Estrelas.


Esse foi o meu livro de entrada no mundo literário do escritor John Green. O hipe era tanto que eu simplesmente fechei os olhos pro preço salgado do livro na época, afinal eu precisava conhecer a história de Hazel e Gus. E não me arrependi. Assisti a adaptação quando ela chegou aos Cinemas, e a primeira palavra que me vem à mente é fidelidade. A adaptação foi muito fiel ao livro e eu fiquei sem palavras no fim( e desidratada). Tudo se encaixou de maneira incrível, me fez senti aquele aperto no peito nos momentos mais delicados, e claro, chorei litros no final, mas não fiquei com vergonha porque todo mundo no cinema saiu de olho vermelho. Uma história emocionante, com boas atuações e uma trilha que foi muito bem utilizada. Enfim, assistam, caso ainda não tenham visto.

 

E quanto a Harry Potter e Senhor dos Aneis? Como você pôde não ter citado nenhum deles?

Impossível não citar esses dois não é mesmo? HP li todos os livros e assisti a todos os oito filmes, mas deixei ele de fora por ser uma opção até obvia, e também porque não foram todos os filmes que eu realmente amei. Mas vale dizer que de modo geral gostei das adaptações e recomendo com toda certeza (Afinal é HP né?). Quanto a Senhor dos Anéis ainda não li e nem assisti a nenhum dos filmes, apesar de ter todos os DVDs. A verdade é que quero muito ler antes de assistir, vamos ver até quando eu consigo me segurar.

Há outras adaptações literárias que eu amo, porém não li o livro que as inspirou, tais como: Histórias Cruzadas, muito amor por essa adaptação e pelas personagens. O Diabo Veste Prada, Anne Hathaway estava maravilhosa nesse filme, e nem preciso falar nada da Marryel Strip(DIVA). Os Miseráveis, esse filme ficou simplesmente maravilhoso, impossível não pensar nele quando se trata de adaptações bem feitas(apesar de eu nunca ter lido o livro, mas só li elogios quanto a adaptação). A lista continua, mas vou parando por aqui se não essa postagem não vai ter fim.

E essa foi a minha lista de 5 adaptações favoritas. A verdade é que ela é bem mais longa, mas tentei reduzi-la ao máximo. Como devem ter percebido não tem nenhum clássico, mas como eu sempre digo: clássicos são clássicos, chega até a ser uma injustiça colocá-los junto de filmes mais recentes. E então, gostaram da lista? Concordam com ela? Tem algum filme que vocês já assistiram cuja a adaptação é magnífica e não está nessa lista? Me contem nos comentários, pois adoro indicações.

Forte abraço,

 

 

ESTE É UM POST PATROCINADO!
Todas as informações contidas neste post foram escritas pela blogueira Amanda Almeida
O Por Amanda Almeida só anuncia produtos e marcas nos quais acredita e confia.

You Might Also Like...

13 Comments

  • Reply
    Jessica M
    29 de agosto de 2017 at 11:26 am

    Sim, quando acabei o post fiquei pensando “Mas e Harry Potter?” hahaha
    Ah, nem me lembrava de Histórias Cruzadas e eu amei também.
    Nunca li o Diabo Veste Prada, nem Percy Jackson, e o filme Quarto (adaptações né), mas eu considero os filmes ótimos!
    Já A Menina que Roubava Livros, eu AMEI o filme, mas simplesmente não consegui passar da metade do livro, não gostei, então dei chance ao filme e me surpreendi.
    As Vantagens de ser Invisível eu amei o filme também. E Orgulho e Preconceito preciso assistir, todo mundo fala super bem!
    Beijos!

  • Reply
    Clayci
    30 de agosto de 2017 at 8:42 am

    Eu sou uma das pessoas que preferem a versão anterior de Orgulho e Preconceito ahuhauhauhua, mas isso tudo por causa do ator que amo demais..
    Amei sua seleção e fico feliz por já ter visto todas quer dizer.. abandonei Marley & eu na metade porque choro demais em filmes com animais rs

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    30 de agosto de 2017 at 11:30 am

    Eu nunca li orgulho e preconceito mas vi o filme e adorei. Acho que da listinha a minha preferida é a adaptação de a culpa é das estrelas. Eu achei que não fosse gostar tanto mas acabei amada. <3333

    Beijos!

  • Reply
    Jaqueline
    30 de agosto de 2017 at 12:23 pm

    Eu não li o livro As Vantagens de ser Invisível mas já li uma critica que o filme é super bem adaptado. A menina que roubava livros é meu preferido da sua lista ♥
    http://www.blogflorescer.com

  • Reply
    Vanessa
    30 de agosto de 2017 at 3:10 pm

    Acredita que eu ainda nao assisti nenhum desses filmes (exceto Harry Potter e senhor dos anéis)? Acho que sou a única pessoa no planeta. rsrs. Mas eu tenho muita vontade de assistir A menina que roubava livros, apesar de pra mim ser um assunto meio duro. Ah as vantagens de ser invisível tem na Netflix daqui, nao imaginava que seria interessante. Vou assistir! 😀

  • Reply
    Camila Faria
    30 de agosto de 2017 at 6:30 pm

    Uma adaptação maravilhosa, que veio agora na minha cabeça, é o filme Um Estranho no Ninho, de 1975 ~ baseado no livro, também maravilhoso, do Ken Kesey. Gosto MUITO!

  • Reply
    Lunii
    1 de setembro de 2017 at 1:53 am

    Olá, tudo bom?
    AAAAAAAAAAAAAA eu amo o filme Orgulho e Preconceito, mas até hoje não tiver a oportunidade de ler o livro, se sou assim só com o filme imagina com o livro <3
    As vantagens de ser invisível é um livro muito booommm e o filme é muito incrível.
    Eu só vi o filme da Menina que roubava livros e Marley e eu, eu adoro.
    A Culpa é das estrelas, eu gosto mas não sou tão fanática por ele.
    Eu já vi todos os filmes dos senhor dos anéis, mas falta ainda o último livro da trilogia, é muito bom, recomendo demais!

  • Reply
    Marla Almeida
    1 de setembro de 2017 at 2:51 pm

    Oi Amanda,
    Geralmente eu confiro primeiro a adaptação para depois ler o livro. Eu já li ACEDE, mas ainda não conferi a adaptação. Orgulho & Preconceito eu já li e também já vi tanto a série quanto o filme. Senhor dos Anéis e HP eu já vi os filmes, mas não li os livros.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

  • Reply
    Caverna Literária
    2 de setembro de 2017 at 5:30 pm

    Acho que de todos os citados, a adaptação que mais gostei foi Marley e eu, e isso porque conseguiu me emocionar mais do que o livro hahaha mas num geral, são todas adaptações muito boas!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

  • Reply
    Yasmim Gil
    4 de setembro de 2017 at 8:04 pm

    Quem não ama Marley e Eu, e também, As vantagens de ser invisível, não é mesmo? Eu amo! Mas, sabe um que eu gosto demais também? Um dia. Ahh, acho lindo!! O primeiro que citou, cujo todas as coisas são suas favoritas… kkkkk, eu não conhecia, irei assistir certeza!
    Um beijo | Yasmim Gil
    http://yasmimgil.blogspot.com.br/

  • Reply
    Dai Castro
    4 de setembro de 2017 at 11:53 pm

    Sobre Marley e eu (chorei horrores no livro, chorei horrores no cinema resultado: me traumatizei!) hahaha Não consigo encarar de novo essa leitura ou filme, perdi a coragem sabe? haha
    Eu também tenho um carinho especial sobre A Menina que Roubava Livros, isso porque foi o primeiro livro que ganhei do meu namorado no comecinho do namoro, mas preciso dizer que eu não gostei muito da adaptação não, sabe? Senti falta da presença da “Morte” como uma personalidade, mas acho que seria difícil inserir isso no filme!
    Beijos
    Colorindo Nuvens

  • Reply
    Monyque Evelyn
    5 de setembro de 2017 at 9:36 am

    Amo A Menina que Roubava Livros, Marley e Eu, A Culpa é das Estrelas. Os demais ainda não assisti 😀

  • Reply
    Danielle S.
    21 de setembro de 2017 at 6:54 pm

    Eu fiquei que nem o Rony no gif, esperando Harry Potter aparecer, hahaha!
    Gostei muito da sua lista, realmente trouxe opções não-óbvias! Desses eu não li nenhum dos livros (quer dizer, comecei recentemente a ler Orgulho e Preconceito), mas já assisti Marley e Eu (chorei litros também) e alguns pedaços de A Menina que Roubava Livros (que achei bem bonito!).

    Beijo!

  • Leave a Reply