Por Amanda Almeida!
Leituras

Minha lista de Prioridades – David Menasche

Livro: Minha lista de Prioridades
Autor(a): David Menasche
Editora: Paralela – Cortesia
Avaliação:5/5
Adicione: SKOOB
Boa tarde leitores, tudo bem?
Há livros que são simplesmente singulares. Minha lista de prioridades é um deles. Eu particularmente nunca fui uma grande fã de biografias (e este na verdade é apenas um relato autobiográfico), mas este livro é simplesmente espetacular.

Minha lista de prioridades conta a jornada de um professor extremamente apaixonado por sua profissão, depois de descobrir que estava com um câncer terminal no cérebro. O que mais me impressionou na história do Sr. Menache foi uma de suas primeiras preocupações, quando recebeu o seu diagnóstico; seus alunos. Mechache era extremamente devotado a eles, e mesmo tendo uma doença tão séria, ele não deixou de ensinar, até o dia que isso não foi mais possível.

O livro está repleto de experiências e também de depoimentos de alunos, que creio eu, tiveram uma relação mais profunda com Menasche. E essas são as partes mais belas da história, pois aqui foi possível perceber o quanto um bom professor pode influenciar de forma tão positiva na vida de seus alunos. E um exercício que ajudou de mais os seus alunos foi justamente A lista de prioridades. Que nada mais é do que uma lista com palavras que seriam organizadas em ordem de importância. Por meio destas listas, Menasche conseguia conhecer cada um de seus alunos, e também os ajudava no processo de autoconhecimento.

“Um professor medíocre conta. Um professor razoável explica. Um bom professor demonstra. Um grande professor inspira, escreveu o autor e acadêmico Arthur Ward.”
Este livro despertou uma vontade enorme em mim de dar aulas, e voltar a exercer minha profissão de formação. A forma como Menasche fala de seus alunos e de suas experiências é tão incrível e apaixonante que desperta em quem lê uma vontade enorme de ser um professor tão bom quanto ele. Enquanto lia ficava pensando: e se todos os professores tivessem um pouco desse amor pela profissão e por seus alunos, aposto que com certeza muitas coisas neste mundo seriam diferentes, muitas pessoas poderiam enxergar que mesmo nas adversidades haveria sempre um aprendizado que os ajudaria a seguir em frente.

“Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas mesmo assim começa e vai até o fim.”
Enfim leitores, eu recomendo este livro com toda certeza. Não apenas pra você que é professor (mas principalmente), mas também a qualquer um que esteja se sentindo desmotivado de alguma forma. Afinal, pensem comigo: este homem mesmo na doença conseguiu reencontrar um novo caminho, diferente, porém tão gratificante quanto o anterior, e aprendeu com ele. Então, se está desmotivado, faça sua lista de prioridades(comecei a fazer a minha), quem sabe você descubra mais sobre você mesmo do que jamais imaginou.

“Você não pode controlar as cartas que recebe, apenas a maneira de jogar”
Abraços,
Amanda Almeida

You Might Also Like...

14 Comments

  • Reply
    Ana Paula Barreto
    19 de novembro de 2014 at 8:44 pm

    Muito bacana ver uma pessoa realmente apaixonada pelo que faz e pelo ser humano.
    Ensinar, de fato, é uma dádiva. É algo capaz de transformar vidas para sempre, de dar oportunidades e sonhos que sempre pareceram improváveis.
    Também não curto muito biografias, mas já sei que essa vale a pena.
    bjs

  • Reply
    Kelen Vasconcelos
    20 de novembro de 2014 at 12:34 am

    Professores marcam a vida de seus alunos, principalmente se forem bons. Tenho vários q poderia citar aqui e todos tiveram papel fundamental na minha educação. Enfim, ensinar é uma arte.

  • Reply
    Joi Cardoso
    20 de novembro de 2014 at 10:27 pm

    Amanda, fiquei bem instigada para a leitura! A Cia. de Letras sempre trás livros que me agradam e sem querer já estou ficando com uma pequena coleção deles aqui em casa! Segue mais um para a lista!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Reply
    Larissa Santos
    21 de novembro de 2014 at 7:39 pm

    Oi Amanda,
    Belíssima essa resenha, leria o livro não pela desmotivação, mas porque acredito que os professores quando fazem por paixão conseguem conquistar e despertar o interesse dos alunos, sem dúvida alguma parece ser um livro lindo.
    Beijocas ^^

  • Reply
    Ryokobel
    21 de novembro de 2014 at 8:26 pm

    Adorei a resenha Amanda !!!
    Me apaixonei por esse livro !!! Quando eu vi a capa eu imaginava uma história totalmente diferente, mas depois que li o seu texto eu me encantei. Parece ser um livro lindo e cheio de ensinamentos para levar pela vida inteira.
    ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

  • Reply
    jacqueline
    22 de novembro de 2014 at 6:47 pm

    Oie Amanda
    nossa, eu amo biografias, e essa me parece ser mais uma emocionante. Meu coração é muito mole para histórias assim, então certamente rolaria choro no final. Amei a dica.

    P.S: só eu chorei com o final do episódio 8 de Downton?? meu marido pensou que eu estava brincando, mas quando li que só voltava pro especial de natal me deu uma angústia em saber o que aconteceria com a Ana.
    bjos
    http://www.mybooklit.com

  • Reply
    Leandro de Lira
    22 de novembro de 2014 at 7:33 pm

    Oi, Amanda!
    Particularmente, gosto de biografias, mas não tanto.
    Eu não conhecia o livro, e confesso que, mesmo após ter lido sua resenha, ainda não bateu aquela vontade de lê-lo, sabe? Pelo menos não por enquanto.
    Quem sabe em outro momento.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

  • Reply
    Raquel Araujo
    23 de novembro de 2014 at 1:25 am

    Oi, Amanda, tudo bem?

    Curto biografias. Mas como li uma recentemente, confesso que não leria esse livro por agora.Mas curti a dica. Já tinha achado esse livro interessante há um tempo

    beijos
    Kel
    http://www.porumaboaleitura.com.br

  • Reply
    Débora Costa
    23 de novembro de 2014 at 5:53 pm

    Fiquei simplesmente encantada com o enredo desse livro e com certeza vou colocar o livro na minha lista de leitura. Sempre tive o desejo de lecionar, mas por falta de incentivo nunca corri atrás, e talvez esse livro seja a inspiração que faltava.

    http://laoliphant.com.br/

  • Reply
    Paty
    23 de novembro de 2014 at 10:21 pm

    Oi Amanda.
    Eu também não sou fã de biografias, mas até abro uma exceção pra leitura desse livro,que tem um enredo rico, com uma proposta motivadora.
    Apesar da história triste, o livro tem algo bom pra passar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

  • Reply
    Ana M.
    24 de novembro de 2014 at 2:55 pm

    Olá Amanda!

    Por mais que tenha amado a sua resenha e os quotes selecionados, não acho que conseguiria chegar até o final deste livro :/ Exatamente por ser uma biografia, que não me agrada em nada.
    Mas parece ser um livro para a vida! Então, é realmente super indicado para todos que querem adicionar um livro aos favoritos, rs. Quem sabe eu não tenho ele em mãos qualquer dia, e dou uma chance? 😀

    Beijos,
    Ana M.
    http://www.vicioemlivros.com

  • Reply
    Jéssica Maria
    24 de novembro de 2014 at 7:26 pm

    Confesso que tbm não sou muito fã do gênero, mas adorei sua resenha , fiquei ate com vontade de ler .

  • Reply
    Gladys
    30 de novembro de 2014 at 10:01 pm

    Parece apaixonante a leitura e ao mesmo tempo tensa, por causa da doença e por ser baseada em fatos reais.
    Acredito que ficarias ótimo se adaptado para as telonas.
    Bj!

  • Reply
    Jess
    21 de Janeiro de 2015 at 11:12 am

    É raro, mas é ÓTIMO quando a gente encontra um professor que nos inspira. Já me formei a taaanto tempo e a minha professora (de inglês) é uma grande amiga! AMO ela!

  • Leave a Reply