Por Amanda Almeida!
Pessoal

Minha experiência como “Viki Subtitler”.

Desde setembro de 2016 me tornei uma assinante do Viki, que é nada mais nada menos que uma plataforma online de TV Global que disponibiliza programas, séries (mais conhecidas como Kdramas – coreanos, Jdramas – japoneses, Tdramas- tailandeses) e filmes. A plataforma recebe ajuda de fãs do mundo todo que trabalham de maneira voluntária no processo de legenda e segmentação dos vídeos. E isso é apenas um resumo do que o Viki é.

Com essa minha nova paixão por Dramas asiáticos, em especial os coreanos, comecei a me interessar ainda mais pela plataforma do Viki e por causa disso decidi me tornar uma colaboradora, contribuindo com as legendas, então, gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência como uma “Viki Subtitler”.

Para quem não sabe, sou formada em letras, português e inglês, mas há muito tempo não tenho estudado de fato a língua inglesa. Quando descobri a possibilidade de contribuir com as legendas no Viki não pensei duas vezes. Comecei a procurar projetos que aceitassem iniciantes e comecei a contribuir com as legendas de inglês-português. A minha experiência tem sido maravilhosa, e para quem acha que esse trabalho não é sério por ser voluntário, está extremamente enganado.

Os fãs levam muito a sério essa tarefa, e se organizam da seguinte forma. Há um gerente em cada canal, e uma equipe de moderadores para cada língua, e pessoas que contribuem com a segmentação e as legendas. Além dessa hierarquia também há regras específicas para as legendas, e após a conclusão de cada trabalho uma equipe de revisão revisa cada um dos seguimentos legendados, para que a qualidade seja a melhor possível.

Depois de um determinado número de contribuições recebemos distintivos que nos qualificam. Hoje sou uma contribuinte qualificada e estou trabalhando arduamente para ser uma Gold QC (Contribuinte qualificada ouro). Contudo, esses distintivos não são apenas enfeites, recebemos alguns benefícios pela participação na comunidade voluntaria, e um deles e o de ganhar acesso especial a alguns vídeos, além de assinatura gratuita e algumas promoções.

viki qc

Ser uma Viki Subtitler além de ter se tornado um hobby, tem me proporcionado colocar em prática meus conhecimentos na língua inglesa, além de me forçar a pesquisar e estudar para poder fazer um ótimo trabalho com as legendas. A primeira vista pode parecer algo absurdo ter tanto trabalho e não ter um retorno financeiro, afinal legendar dá muito trabalho, mas tem sido tão gratificante e ao mesmo tempo compensador, e de forma indireta tem me ajudado a manter meu conhecimento no idioma, e no fim não se torna uma perda de tempo, mas sim algo que me ajuda.

Vocês já conhecem o Viki? Se sim, o que acham dele? Se não, ficaram curiosos? Dentre algumas plataformas online para assistir dramas asiáticos, o viki se tornou o meu favorito. Me contem o que acharam, eu particularmente recomendo a assinatura para quem gosta de dramas asiáticos, custa 4,99$ dólares, em média 18 reais por mês, e possui um ótimo catálogo de dramas.

Abraços,

You Might Also Like...

7 Comments

  • Reply
    Priih
    5 de Fevereiro de 2017 at 10:26 am

    Oi Amanda, tudo bem?
    Achei incrível essa possibilidade de unir o útil ao agradável dessa forma. Além de aproveitar um conteúdo que você já curte, ainda aperfeiçoa suas habilidades. Muito massa. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply
      Amanda Almeida
      9 de Fevereiro de 2017 at 8:50 am

      Com certeza Priih, vale e muito a pena.
      bjus

  • Reply
    Carol Espilotro
    6 de Fevereiro de 2017 at 1:29 pm

    Amanda, que plataforma incrível!!!!! Já assisti alguns doramas, mas não sou viciada, só vi alguns curtinhos mesmo que gostei bastante! legal que a plataforma consegue unir duas coisas boas para gente, não é mesmo? Salvei nos favs para fuçar mais depois.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      9 de Fevereiro de 2017 at 8:58 am

      Oi Carol,
      Estou em um momento bem viciada em doramas rsrs. O viki é ótimo, ainda mais por essa oportunidade de poder participar da plataforma.
      bjus

  • Reply
    Kelen de Oliveira Vasconcelos
    10 de Fevereiro de 2017 at 1:51 pm

    Oi Amiga!
    Vc sabe que eu amo o trabalho dos fansubbers. O que seria de nós, dorameiros, sem eles? rsrsrs
    Super te apoio e sei que esse trabalho vai continuar te ajudando a praticar não só inglês, mas outras línguas também 😉
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

  • Reply
    andressa
    18 de dezembro de 2017 at 8:33 pm

    Oi, gostei da sua postagem, estou procurando ser uma subititle do viki, enviei algumas mensagens,porém ainda não tive resposta. Sou novata nisso, mas gostaria muito de participar legendando para os fãs, assim como eu sou fã. Tem alguma dica para mim dar? Alguem que eu possa falar, estou meio perdida, ja enviei mensagens pra dois gerentes de canais, mas só tive a resposta de um perguntando se eu era iniciante, acho que ele não está aceitando novatos. Preciso de uma luz.

    • Reply
      Layane
      15 de Janeiro de 2018 at 1:42 am

      Oi, eu sou QC no viki, comecei agora mas já sou moderadora, é muito bom fazer isso, voce nao vê o tempo passar! Se precisar de ajuda manda mensagem, eu posso te falar ao menos o que já aprendi. Procura lá. layalves ou coloca viki.com/users/layalves. 🙂

    Leave a Reply