Por Amanda Almeida!
Organização Pessoal

Metas financeiras para 2017.

Todo ano é sempre a mesma coisa; em dezembro festejamos, comemos, presenteamos muito além do que nos outros 11 meses do ano. O que é natural, afinal dezembro é um mês para festejar, pois o ano está praticamente acabado e a única coisa que queremos é passar um tempo com as pessoas que amamos. Contudo, quando aquela folhinha do calendário vira, e quando enfrentamos novamente a rotina, e principalmente, quando as faturas chegam, é que sentimos de fato todo o peso do mês de dezembro.

Para mim, 2017 começou um pouquinho mais (bem pouquinho mesmo) aliviado do que 2016, contudo isso não significa que eu esteja da forma que gostaria de estar. Estou um tanto longe na verdade, mas como todo inicio de ano traçamos metas, esse ano eu tracei algumas metas financeiras que pretendo seguir.

1º Conseguir utilizar apenas um cartão.

Ano passado consegui eliminar uma quantidade impressionante de cartões (Glória!), o que já foi um grande feito. Para fazer um comparativo, meu relacionamento com cartões era bem semelhante ao relacionamento da Becky Bloom com seus cartões (Sad but True). Este ano quero reduzir meu consumo a apenas um cartão, e quando for realmente necessário. Ainda manterei os outros cartões que ainda tenho para momentos de emergência, que volta e meia acabam aparecendo, mas a meta é conseguir me disciplinar a utilizar o mínimo possível esse único cartão “liberado” para utilização, e tentar pagar mais coisas a vista.

2º Eliminar as contas miúdas que acabam virando uma avalanche.

Sabe aquelas contas miúdas que não damos importância? É um sanduiche aqui; é uma tranqueira ali; aquele monte de barra de chocolate que eu compro na época da TPM; é aquela super blusinha de promoção que só custou 19,90; é aquela tapioca da tia que eu insisto em comprar na hora da fome (e essa hora vem praticamente todos os dias); enfim, essas pequenas continhas que no fim viram uma bola enorme. A meta é eliminá-las e tentar outros caminhos para compensá-las, como: trazer um lanchinho para o trabalho, comprar os benditos chocolates nas compras do mês e estoca-los no trabalho para os momentos de necessidade; é não cair na tentação da famosa placa de promoção, pois eu já tenho muitas em casa.

3° Fazer uma programação prévia para os gastos maiores.

Eu confesso que quando preciso fazer um gasto maior, raramente, quase nunca na verdade, eu faço uma programação para saber o impacto em cima das finanças. Esse ano quero fazer deferente, pois preciso me educar a me programar financeiramente para as contas maiores, para depois não sofrer com o aperto.(Oremos, para que eu crie juízo e consiga).

4° Poupar.

Gente, como é difícil para essa pessoa poupar. Mas comecei esse ano com alguns projetos que quero realizar, e para isso preciso me organizar financeiramente e me disciplinar a poupar uma parte dos meus rendimentos, nem que seja um pouquinho. Então, acredito que esse ponto é o mais complicado de todos pra mim, contudo, acredito que se eu manter o foco na meta e nos projetos o processo de poupar vai se tornar menos doloroso e no fim até um ato natural pra mim.(muito pensamento positivo nessa hora.)

Enfim, não tracei grandes metas financeiras, pois acredito que não adianta estipular uma meta impossível se eu não vou conseguir cumprir. Mas essas eu acredito (eu creio meu Deus) que com muito amor, dedicação e foco, vou conseguir cumprir. E vocês? Têm alguma meta ou plano financeiro pra esse ano? Me contem.

Abraços, e ótimo fim de semana.

(img via unsplash)

You Might Also Like...

6 Comments

  • Reply
    Aline Amorim
    20 de janeiro de 2017 at 3:32 pm

    Essas contas miúdas são as piores! Também estou tentando acabar com elas.
    Beijos

    • Reply
      Amanda Almeida
      23 de janeiro de 2017 at 8:40 pm

      Verdade Aline. Com fé acabamos com elas

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    21 de janeiro de 2017 at 4:36 pm

    Oi amanda! Nossa esses dias eu tava meio ausente da internet e acabei não visitando os blogs que eu gosto e como sei que você sempre visita e comenta no meu achei legal dar uma justificativa, né? hihihi

    Mas aos poucos estou me organizando melhor para responder todo mundo e voltar a visitar os blogs frequentemente.

    Primeiro: amei o novo layout todo fofinho e as cores do banner ta mto amorzinho. <3 E sobre as metas: achei genial. Eu conheço muitas pessoas com cartões que acabam se afundando em duvidas então eliminar alguns deles é um ótimo sinal, né? Esse ano eu também quero guardar um pouco e comecei com um cofrinho que estou colocando moedinhas sempre e a meta é abrir no natal para me dar um presentinho legal. Já a outra meta é conseguir guardar alguma parte do salário no banco para ou comprar uma câmera ou fazer uma viagem legal também no fim do ano. ^^

    Boa sorte com as metas e espero que consiga realizar se não tudo, boa parte delas.

    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      23 de janeiro de 2017 at 8:48 pm

      Obrigada Beatriz *-* Espero que você consiga comprar o que deseja Beatriz. Boa sorte pra gente que no fim conseguimos!

      ps: Tudo bem flor, esses períodos longe são super normais. Esquenta cabeça não ^^. Mas que bom que voltou a rotina.
      bjus

  • Reply
    Lorraine Faria
    23 de janeiro de 2017 at 10:56 am

    Que coisa mais linda o novo layout do blog <3 parabéns! E vc vai alcançar suas metas sim, também creio HAHAHAHAH

    beeeijo :**

    • Reply
      Amanda Almeida
      23 de janeiro de 2017 at 8:47 pm

      Obrigada Lorraine ^^

    Leave a Reply