Por Amanda Almeida!
Blog Pessoal

Foco, mudanças e o blog.

Oii, oiii, tudo bem?

Hoje eu li uma postagem no blog da Loma (sernaiotto.com), e o título da postagem era: (Re)foque-se. Nela a Loma contou um pouco de como ela estava se sentindo quanto ao blog, algumas situações de desanimo que ela enfrentou, e também deu algumas dicas de como lidar com essas situações e como voltar a ter foco.

Achei essa postagem tão interessante, pois estou passando por algo parecido no momento. Ando com tanta coisa na cabeça que a minha disposição pra blogar, procurar por novos conteúdos diminuiu bastante. E falando sinceramente, tenho me sentindo um tanto desmotivada pra blogar e também não sei mais qual realmente é o foco que eu gostaria de dar para blog. Contudo, por outro lado, mesmo estando desmotivada e desanimada, eu não consigo me imaginar fechando esse lugar, pois também não conseguiria me enxergar longe da blogesfera.

Foco

Photo by Philipp Cordts on Unsplash

Dito isso, gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas. Esse ano tem sido bem diferente em muitos aspectos pra mim; pessoal e profissionalmente. Acredito que de primeiro de janeiro de 2017 até o momento, foquei em inúmeras coisas diferentes, e tentei dar uma identidade para o blog, e quem sabe até mesmo conseguir ter algum retorno financeiro com ele. Mas boa parte do que eu havia planejado não deu muito certo, seja por imprevistos ou porque realmente não era pra ser. E de junho pra cá minha vida ficou bem mais agitada e corrida do que estava no primeiro semestre do ano. E sabe quando você tem aquele estalo e percebe que precisa dar um rumo na sua vida? Que da forma que está não dá mais? É mais ou menos assim que estou me sentindo nos últimos dois meses.

Então, resolvi reestruturar alguns aspectos. Fiz uma pequena analise de minha vida e percebi que precisava dar mais importância a algumas coisas e deixar outras em segundo plano. Diminuir o tempo que fico online, e focar nos meus estudos que estavam completamente abandonados há um tempo. Como o próprio título da postagem da Loma, eu estava precisando de fato redefinir o foco da minha vida. E é justamente isso que estou fazendo, mesmo que aos poucos.

Quanto ao blog, talvez ele mude um pouco. A frequência das postagens diminua pra uma postagem por semana, talvez duas; e também pode acontecer de alguns assuntos pouco tratados aqui, ou nunca tratados, acabem aparecendo. Afinal o Por Amanda Almeida acabou se tornando uma extensão da minha pessoa, então pode ser também um local para compartilha muitas outras coisas que compõem o que eu sou.

E pensando sobre mudança, é normal que com o tempo algumas coisas mudem; coisas que antes eu amava percam um pouco da evidência para que outras coisas possam ser agregadas. Se eu tenho mudado, é natural que o blog também mude. E para concluir essa postagem, espero que esse “refoco” traga bons frutos, e que meus objetivos, por mais difíceis que eles sejam, eu consiga trabalhar para alcança-los. Afinal é como dizem: quanto mais difícil é o objetivo, melhor é a sensação no momento da conquista. Obrigada por visitarem esse cantinho, você sempre serão muito bem vindos aqui.

Um forte abraço,

You Might Also Like...

23 Comments

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    27 de setembro de 2017 at 10:12 am

    Eu também estou passando por esse desanimo porque eu queria muito ter algum retorno financeiro com o blog e isso é tão difícil que as vezes bate um desanimo. As visualizações e acessos também caíram bastante e cada vez mais eu fico na bad com o blog. Mas estou querendo trocar o layout dele e dar um up nesse lado mais profissional. Também estou mudando o foco dele e na parte de escrever posts eu to super animada. Tem vários posts diferentes nos rascunhos mas as vezes eu fico pensando: vou postar e ninguém vai ver, será que vale a pena?

    Enfim, acho que é normal passar por isso de vez em quando. E também to focando mais em mim esse ano. Principalmente em questão de saúde e estética. Acho que eu fui deixando muitas coisas pra depois e agora chegou a hora de cuidar delas. 😀

    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 4:56 pm

      Acho que essas fases são normais sabe Bea, o bom é que passam.
      bjus flor e obrigada pelo comentário.

  • Reply
    Camila Faria
    27 de setembro de 2017 at 5:16 pm

    Oi Amanda, eu acho bacana demais você ter se dado esse tempo para pensar numa reformulação para o blog (e para outros aspectos da sua vida). Que essa nova fase te traga MUITOS bons frutos e muitas alegrias. Só não some aqui do blog, viu? Um beijo!

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 4:56 pm

      Obrigada Camila.
      bjus

  • Reply
    Ane Reis
    28 de setembro de 2017 at 10:26 pm

    Oi Amanda,

    Assim como você o meu animo e até mesmo o meu tempo para se dedicar ao blog não é mais o mesmo. Porém o My Dear Library foi a minha tábua de salvação em vários momentos da minha vida e não me vejo abrindo mão dele. Não quando ele é uma parte tão importante da minha vida e da minha história.

    Porém estou pensando em fazer algumas mudanças. Um coisa que já decidi é que ano que vem não vou querer ter parceria com editoras. Quero voltar a ler sem ter a cobrança de ter que resenhar o livro, sabe?

    Além disso venho percebendo que assuntos aleatórios despertam mais interesse nas pessoas que a resenha de um livro em si, justamente por que hoje em dia existe vários blogs falando de livros em especial quando é lançamento. Quero ler os meus livros que estão na estante e trazer coisas novas para blog, ao mesmo tempo em que me dedico a minha vida pessoal a atenção que ela merece.

    A velha questão do equilíbrio. Afinal mudanças assustam, mas são necessárias.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 4:58 pm

      Oi Ane. Eu cancelei minhas parcerias justamente por isso: queria ler no meu tempo sem a pressão sabe? E de fato, equilíbrio é muito importante.
      bjus, e obrigada pelo comentário.

  • Reply
    Jessica M
    30 de setembro de 2017 at 10:34 am

    Olá Amanda,
    Eu passei por isso. Tempos atrás eu esbarrei num pin do Pinterest (vou compartilhar com você: https://anuschkarees.com/blog/2015/02/20/social-media-minimalism-3-step-detox-incl-worksheet) que é como você se sente com a rede social x?
    Eu me dei conta que toda vez que tinha que postar eu ficava super estressada, como se fosse não só obrigação, mas também eu nem encontrava o motivo de me sentir daquela maneira. Eu percebi que por mais que eu gostasse, não me faziabem, porque eu passava muito tempo online fazendo nada e as coisas que eu gostaria de estudar eu “não tinha tempo”.
    Acho saudável ter um cantinho que reflita essa mudança e ainda te deixe um espaço para respirar e focar em algo novo que traz a sensação de leveza e satisfação.
    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 4:59 pm

      Oi Jessica,
      Flor obrigada pelo comentário e pela indicação de pin, me ajudou muito. E esse distanciamento tem me ajudado e muito nesse momento, sério, só o fato de estar conseguido estudar já é uma vitória.
      bjus

  • Reply
    Viviane
    30 de setembro de 2017 at 11:50 am

    Olá, Amanda 🙂
    “E sabe quando você tem aquele estalo e percebe que precisa dar um rumo na sua vida? Que da forma que está não dá mais? É mais ou menos assim que estou me sentindo nos últimos dois meses.” Também ando me sentindo assim. Estou precisando dar prioridade a outras coisas em minha vida e deixar outras um pouco de lado, entende? Como você disse a respeito dos seus estudos estarem um pouco abandonados, o meu está bastante, e olha que vou pra escola todos os dias. Preciso focar mais lá, aprender mais coisas e dar prioridade nisso na minha vida.

    Vou ler o texto da Loma.
    http://www.memorizeis.tk

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:01 pm

      Oi Viviane,
      força flor, e espero que seus estudos estejam indo super bem viu?
      bjus

  • Reply
    Priih
    2 de outubro de 2017 at 9:07 am

    Oi Amanda, tudo bem?
    Acho que todos nós mudamos conforme amadurecemos, e o blog acompanha isso.
    Espero que você encontre o ponto de equilíbrio para se manter motivada sem que blogar se torne um fardo.
    Boa sorte!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:02 pm

      Obrigada Prihh.
      bjus

  • Reply
    Kelen de Oliveira Vasconcelos
    2 de outubro de 2017 at 5:58 pm

    Oi amiga,
    Eu entendo perfeitamente o que diz, pq também estou passando por essa fase. Com certeza é uma fase para definir caminhos então você tem todo o meu apoio ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:04 pm

      Obrigada meu anjo! E vamo que vamo ano que vem é o nosso ano amiga.
      bjus

  • Reply
    Thaís
    2 de outubro de 2017 at 10:33 pm

    Amanda,

    Eu te entendo e quem acompanha meu blog também já tenha percebido o meu desânimo em relação a ele. Também não me imagino fechando ou excluindo, já que ao longo de nove anos nunca consegui fazer isso, mas tenho focado em outras coisas, curtindo mais a minha vida offline e até mesmo a disposição para criação e procura de conteúdo caiu bastante. Eu digamos que estou fazendo o mesmo que você, e só postarei quando realmente tiver afim de mostrar algo que eu gosto para meus leitores. Qualidade em primeiro lugar sempre, não é?

    Boa sorte nos seus projetos pessoais na vida ”offline” e nos estudos.
    Um beijo!

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:04 pm

      Obrigada Thaís.
      bjus flor.

  • Reply
    shweta
    3 de outubro de 2017 at 2:33 am

    Totally agree with you, focus is important for anything you want to achieve. don’t stop writing.
    I am following you, hope you will follow me back.

  • Reply
    Clayci
    3 de outubro de 2017 at 11:16 am

    Eu vi esse post da Loma tbm e fez com que eu parece para pensar a respeito.
    Meu ano não está sendo muito bom, mas não posso ser injusta e deixar de reconhecer as coisas boas.
    Tbm tenho andado desanimada com o blog e espero que seja só uma fase para a gente rs

    E quando a ficar mais tempo offline é a melhor decisão. Tenho passado menos tempo online (claro que não tanto quando gostaria), mas já senti uma grande diferença com outras atividades.

    Fique bem.
    Beijos

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:06 pm

      Oi clayci,
      Também tenho sentido a diferença, um pouquinho que deixamos de lado já traz uma grande diferença na vida. E quanto ao desanimo, graças a Deus isso passa.
      bjus

  • Reply
    Pâmella Cattrine
    6 de outubro de 2017 at 12:13 pm

    Cheguei ao blog procurando sobre o assunto “vale a pena criar um blog?” Já tive um blog por 3 anos de 2009/2011 amava postar, blogar e tudo mais, mas quando vi o Youtube tentei me incluir nele, porém na época não consegui. Logo abandonei o blog, depois disso fui “viver” trabalhar, estudar e etc. Porém a vontade de voltar pra ele sempre esteve comigo em todos esses anos, só que o mundo mudou e no mais, a internet mudou. Estou desde de ontem procurando assuntos relacionados a blogs, e nesse percurso vi alguns blogs abandonados também pelo caminho, textos de desabafos e me deixou triste, pois estava animada de novo a voltar para esse mundo, porém estou super confusa agora e já não sei se é uma boa, mesmo sabendo que é algo que eu queira. Penso que como você mesmo disse no outro post, tem pessoas ainda que gostam de ler informações, e não somente ver, e poxa estou atrofiada na minha vida a uns dias, sem trabalho e sem animo pra nada na vida e voltando a ler os post, vendo os blogs me fez sorrir de novo, me animou sabe. Eu nunca fui fã de ler, devo ter lido um 3 livros na vida e olha que já tenho 24 anos, porém tem pessoas pela mundo dos blogs que escreve de uma maneira “mágica!” que me traz uma certa paz e me faz bem sabe, assim como eu gosto de escrever, mas não sei como me expressar tão bem, enfim estou gostando muito de conhecer seu blog e espero que veja mais posts seus aqui, mesmo que seja 1 ou 2 por semana. Abraços.

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:11 pm

      Oi Pâmela, tudo bem?
      Nossa, fico feliz que tenha gostado do blog, e flor, não se preocupa, apenas crie e comece escrevendo, ainda tem muita gente que gosta de ler blogs, mesmo que não sejam tantas pessoas quanto antes.
      bjus flor.

  • Reply
    Vanessa
    7 de outubro de 2017 at 4:48 pm

    Nossa, como eu te entendo, estou passando por essa fase também. Criei meu blog com tanto carinho, mas minha vida mudou tanto nos últimos meses que nao posso me dedicar ao blog como antes. Passei semanas agora sem postar nada, mas foram semanas produtivas em outras coisas da minha vida e eu nao me senti culpada por nao estar online. O blog me trouxe coisas muito legais, como ter te conhecido rs, mas no momento nao estou com tanto ânimo para ele :/

    • Reply
      Amanda Almeida
      24 de outubro de 2017 at 5:08 pm

      Oi Vanessa!
      Ownnn Obrigada meu anjo, espero um dia poder te conhecer pessoalmente, e se tem uma coisa que o blog nos traz é a oportunidade de conhecer pessoas muito queridas. Espero que seu ânimo tenha voltado, mas o ideal é sempre postarmos no nosso tempo.
      bjus flor

    Leave a Reply