Por Amanda Almeida!
Filmes/Séries

Filmes – Histórias Cruzadas (The Help)


Desde que vi o trailer desse filme fiquei com uma vontade enorme de vê-lo, mas infelizmente não vi no cinema e tive que esperar sair em DVD. Hácerca de um mês comprei o livro, que eu ainda não li, e aticei ainda mais a minha vontade de ver o filme, mas somente ontem, enquanto procurava algo de bom pra assistir na TV (Domingo é o pior dia de programação na TV aberta) que decidi baixá-lo.

Histórias Cruzadas, cujo título do livro é A resposta, se passa no Mississipi dos anos 60, em uma cidadezinha chamada Jackson, em que os direitos iguais eram uma idéia absurda, e os negros eram excluídos e tratados de forma diferente dos brancos. Não tinham perspectivas, e quase sempre tinham o mesmo destino dos pais. Nesse meio tempo Skeeter (Emma Stone) volta pra sua cidade, formada em jornalismo e com planos de ser escritora. E enquanto o país estava passando por uma revolução, em que os direitos iguais estavam começando a ser discutidos em outros cantos do país, ela percebe que em sua cidade os negros ainda eram tratados como escória, e ela que tinha sido criada por uma negra (pois é, as brancas tinham os filhos, mas quem cuidava mesmo eram as empregadas) e acreditava que a realidade daquelas pessoas deveria mudar, decidiu então contar o outro lado da história, o lado que mais ninguém queria ouvir, o lado das empregadas negras que criavam os filhos das brancas e depois eram dispensadas como objetos sem valor – e muitas vezes pelas próprias crianças que elas criavam.

Esse filme foi uma grande surpresa. Estava preparada pra assistir um drama daqueles, mas no fim, me rendeu momentos maravilhosos. O filme tem seus momentos de drama, claro, mas em grande parte principalmente pela personagem Minny ( Octavia Spencer), o filme foi muito divertido, e aqui digo que foi muito merecido o Oscar de melhor atriz coadjuvante para a atriz, pois a interpretação dela foi impecável na minha opinião.

E falando em personagens, o filme está repleto de personalidades. Havia Skeeter que queria contar o outro lado da história, Aibileen que na verdade foi o inicio de tudo, e também grande responsável pelo livro escrito por Skeeter, pois ela contribuiu e muito com suas cartas, e quem imaginaria que ela é quem seria a escritora da família (*_*). Célia, uma jovem branca, mas de origem humilde que se casou com um jovem de “família” frustrando completamente algumas garotas da região, e por isso sendo rejeitada por elas, e por fim Hilly, a personificação do racismo, intolerância, preconceito e futilidade.

Histórias Cruzadas é um filme maravilhoso que retrata uma parte tão vergonhosa da história Americana, que também foi um pouco da nossa história. E aqui digo que foi muito bom ter nascido em um período em que tais atitudes não são dignas de orgulho e sim repreensão, mesmo ainda havendo algumas pessoas ignorantes que acreditam em tais ideais. Esse filme é um ótimo lembrete, pois acredito que esses fatos do passando nunca devem ser esquecidos, ao contrário, devem ser lembrados como algo vergonhoso que nunca deve voltar a acontecer. Um filme mais do que recomendado, pois é aquele tipo de filme que te faz rir, chorar, se indignar e no fim fica feliz por ter assistido.

Abraços,

You Might Also Like...

28 Comments

  • Reply
    Preto no Branco
    27 de agosto de 2012 at 5:25 pm

    Oii (:
    Para ser sincera, ainda não havia me interessado por esse filme, mas essa resenha sobre ele me deixou com vontade de assistir. Gosto de filmes de drama, mas filmes com um drama bem feito sabe? kkk
    Enfim, gostei!
    Beijoo :*

  • Reply
    Vinícius Costa
    27 de agosto de 2012 at 5:33 pm

    Oi Amanda!
    Eu já vi este filme! Na verdade, tenho um seminário pra resumir amanhã no inglês sobre ele! #NemMeLembra rsrs
    Mas fora isso, AMEI!
    É o tipo de filme que faz a gente refletir, sabe? É um absurdo as coisas pelas quais a sociedade negra passava naquele tempo!
    O fim também, quando a empregada têm de deixar a garotinha, é muito triste!!!

    Um beijo,
    Vinícius – Livros e Rabiscos

  • Reply
    Leandro de Lira
    28 de agosto de 2012 at 12:01 am

    Oi!
    Esse filme parece ser incrível. Sou louco para assisti-lo e acima de tudo, ler o livro. Ambos parecem ser maravilhosos e acredito que gostarei.
    Parabéns pela resenha. (:
    Abraço!

    “Palavras ao Vento…”
    http://www.leandro-de-lira.com

  • Reply
    Kelly Siqueira
    28 de agosto de 2012 at 1:58 am

    Oi, Amanda!

    Acho que já assisti a um filme com o tema mais ou menos desse aí. Não me lembro do nome, mas me lembro de ter gostado bastante dele. Esse aí parece mesmo ser bem interessante. O elenco está sensacional! Adoro a Viola Davis. Você já assistiu ao filma Dúvida? Ela está nele com uma atuação impecável! Vou colocar o livro na minha lista de leitura e conferir algumas resenhas. *-*

    ps. estou escrevendo a continuação da história *-*

    beijãao, querida!

  • Reply
    Gabriela Orlandin
    28 de agosto de 2012 at 11:20 am

    Como esperado, já ouvi falar muito sobre esse filme por aí, mas ainda não assisti. Ouvi dizer também em outros blogs, além do seu, que o filme é muito bom, digno do Oscar, o que você disse também 🙂
    Eu vou querer assistir em breve, porque também fico indignada pelas atitudes racistas da época, e acho que deva ser uma boa lição assistir a esse filme, uma vez que ainda temos exemplos dessa atitude mesquinha nos dias de hoje.
    Beijos.

  • Reply
    Paloma Viricio:: Jornalismo na Alma::
    28 de agosto de 2012 at 12:46 pm

    Muito bom! Vi outro dia mesmo uma resenha desse filme em um blog e me interessei. Depois de ler sobre ele aqui novamente, fiquei mais louca ainda para ver!
    Beijocas!
    By Jornalismo na Alma

  • Reply
    Luiza
    28 de agosto de 2012 at 2:04 pm

    ah!! Eu tenho vontade de esse filme!

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

  • Reply
    Sthéfanie Paula Cachoeira Rezena
    28 de agosto de 2012 at 2:36 pm

    Não sou chegada nesse tipo de livro, tenho até vergonha, mais é veradde!
    😀

    Mais, bonita resenha!

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

  • Reply
    Aline Gasparini
    28 de agosto de 2012 at 6:09 pm

    Nossa ouvi falar tanto desse filme que estou super curiosa para assisti-lo. Como você também tenho o livro, mas até hoje ainda não tive tempo de ler. É tão bom quando o filme acaba nos surpreendendo né? Agora depois da sua resenha estou ainda mais curiosa, preciso assistir urgentemente.

    Beijos&beijos
    Book is life

  • Reply
    Vanessa
    28 de agosto de 2012 at 6:17 pm

    Olá 🙂
    Eu não tenho muita vontade de ver o filme, sabe? Não sei, acho que não vou gostar .-. UASHUAHSUA Mas só vejo as pessoas falando bem, então vou tentar, só tentar UAHSUAHSUA Adorei o post.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  • Reply
    Amanda Cristina
    29 de agosto de 2012 at 12:42 am

    Oi Amanda! Assisti esse filme há algumas semanas e gostei bastante também… Também concordo com você: atitudes racistas assim jamais deveriam voltar a acontecer, pena que a realidade não é bem assim. Até hoje as pessoas me insultam por eu ser morena, antes eu chorava muito, mas agora tenho dó da tamanha ignorância dessas pessoas…
    Estou doida pra ler “A Resposta”. Foi o primeiro livro que comprei na Bienal e já li resenhas bem positivas a respeito dele! Espero que seja tão bom (ou melhor) que o filme! ^^

    Beijinhos!

  • Reply
    Julia G
    29 de agosto de 2012 at 3:07 am

    Oi Amanda, ainda não consegui assistir a esse filme, mas desde a primeira vez que vi comentarem sobre ele morro de curiosidade. Parece ter uma história fascinante e cheia de mensagens importantes e, além disso, parece conquistar todos que o assistem. Tentarei assistir em breve.

    Beijinhos

  • Reply
    Alice Aguiar
    29 de agosto de 2012 at 3:36 pm

    eu ainda nao assisti esse filme nao
    ^^
    quem sabe um dia
    adorei seu lbog, ja estou seguindo
    kissus

  • Reply
    Jacqueline Braga
    29 de agosto de 2012 at 4:44 pm

    Eu ainda não assisti o livro, mas tenho muita vontade.
    Acho super válido o filme e o livro abordarem a questão do racismo.
    Como o livro é gigante e eu estou em uma fase preguiça aguda rs vou pegar o filme para assistir
    bjos

  • Reply
    Gislaine Alves
    29 de agosto de 2012 at 10:51 pm

    Oi!
    OLha, sendo bem sincera o filme não me interessa, porque eu durmo na maioria das vezes :s Mas o livro sim e não vejo a hora de poder compra-lo *–*
    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

  • Reply
    Talita Ackles
    30 de agosto de 2012 at 6:34 pm

    Estou louca para ler o livro e assistir o filme, essa história só rende elogios de todo mundo e agora entre minhas amigas, eu sou a única que ainda não assistiu :/ Vou tentar assistir nesse final de semana. 🙂

    Beijos!
    http://www.punkreader.com

  • Reply
    Endryelle Santos
    30 de agosto de 2012 at 7:50 pm

    Tenho muuuita curiosidade tanto com o filme quanto com o livro.
    Sabe que pensando em preconceito, é muito mais fácil “acabar” com ele, sendo ele mesmo visível, como nesta época, do que com ele velado, do jeito que é agora. As pessoas não assumem que são preconceituosas e isso é o mais difícil de se combater, já que o preconceito vai acabar se dando em brincadeiras, piadas, tratamento…

    Beijo grande, flor :*

  • Reply
    Luara Cardoso
    30 de agosto de 2012 at 8:23 pm

    Eu ainda não assisti o filme (apesar de ter a linda da Emma Stone <3) porque estou esperando conseguir ler o livro primeiro (tá difícil, mas...).
    Todos dizem que esse livro/filme mostra o preconceito de uma forma mais legal de se ver, sabe? To bem curiosa.

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  • Reply
    Chick-lit Obsession
    31 de agosto de 2012 at 2:10 pm

    Para ser sincera, eu nem conhecia esse filme (e nem sabia que ele vinha de um livro). Mas me interessei, gosto de filmes ou livros que retratem coisas ruins que aconteciam mas que aos poucos estamos conseguindo mudar. Adorei a indicação e em breve vou procurar para ver!

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

  • Reply
    Bruna
    1 de setembro de 2012 at 2:26 am

    Não conhecia este filme.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

  • Reply
    Yara Andrade
    1 de setembro de 2012 at 11:41 pm

    Oi Amanda, tudo bem?
    Eu gosto muito das suas resenhas e com essa não foi diferente, ficou ótima! Eu já assisti a este filme e eu concordo com você, esse foi um filme que eu senti diversas emoções e é claro, gostei muito deste filme. E como você mesma disse, a Octavia Spencer mereceu muito o Oscar, ela estava incrível neste filme.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Cah.
    2 de setembro de 2012 at 8:01 pm

    Nunca vi esse filme. Gosto de histórias assim…

    Quanto ao seu layout, você já tentou fazer o backup do blog de teste e instalar no que você quer? Isso sempre acontece comigo e resolvo dessa maneira.

    Beijos!
    (Clica na foto para ver o blog!)

  • Reply
    Bruna
    3 de setembro de 2012 at 1:54 pm

    oii amiga!!

    simplesmente amei a história desse filme, nunca assisti mas fiquei super na vontade!
    será que o livro é difícil de achar? adoro ler o livro e depois ver o filme^^

    megaa bjoo
    ;**

  • Reply
    Milena
    4 de setembro de 2012 at 12:02 am

    Meu namorado assistiu a esse filme e adorou! Ainda não assisti, porém todos dizem que é um bom filme..

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

  • Reply
    Juliana Pires
    4 de setembro de 2012 at 8:18 pm

    Eu quero muito ver esse filme, já assisti outros sobre o preconceito racial nos EUA, é vergonhoso, cor de pele não define caráter, por isso achei notório quando Obama foi eleito, para uma país que segregou e discriminou tanto tempo os negros, eleger um presidente negro, foi um feito louvável.
    Esse filme e o livro estão na minha lista.

    Beijokas

  • Reply
    Effy
    6 de setembro de 2012 at 10:54 pm

    Oi Amanda!

    Eu tenho vontade de ver este filme e espero fazê-lo. Já quanto ao livro eu não sei se iria querer ler rs. Todos dizem ser um bom filme, tanto que ele ganhou alguns oscar’s ou foi indicado, nem lembro e olha que eu assisti a premiação.

    beijos 😀
    Ensaios de uma Leitura

  • Reply
    Angélica Roz
    10 de setembro de 2012 at 4:50 pm

    Oi Amanda!
    Eu morro de curiosidade de assistir a esse filme. Mas sempre vou deixando para depois porque quero ler o livro primeiro. 🙂
    Beijos!

  • Reply
    Marlene
    26 de janeiro de 2013 at 10:29 pm

    Excelente film… Histórias Cruzadas-chegou de mansinho sem muito estardalhaço e causou surpresa a quem o assistiu. Vale muito conferir. Quem puder, assista.Pena que ainda hoje o racismo impera em vários seguimentos da nossa sociedade. É lamentável!
    Bjks

  • Leave a Reply