Por Amanda Almeida!
Filmes/Séries

Filme – Estrelas Além do Tempo

Oi, oii, tudo bem?

Maio começou, meu Deus, como corre esse tempo. E hoje trago pra vocês a minha opinião sobre esse filme que desde o primeiro trailer chamou a minha atenção e me conquistou; Estrelas Além do tempo. Confesso que não fazia ideia da existência dessas mulheres e da importância delas na primeira viagem tripulada para o espaço feita pela NASA, e é impossível negar a minha empolgação quando soube um pouquinho da história por meio do filme. Mas chega de papo e vamos a minha opinião. Alerto que provavelmente terão alguns spoilers, então me desculpem e leia por sua conta e risco.

A corrida espacial era uma realidade. Estados Unidos e União Soviética queriam ser os primeiros a conquistar esse feito. Esse ponto já rendeu muitas histórias, e poderia ser o foco do filme, mas os detalhes que peguei enquanto assistia me fez dar atenção a tudo, menos a essa corrida. Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são funcionárias da NASA em um momento ainda muito delicado na sociedade americana. Elas eram negras, mas apesar das leis de segregação terem sido derrubadas, elas sofriam preconceito pela cor de sua pele e também por serem mulheres.

Estrelas Além do Tempo

Katherine é formada em matemática, e se tinha alguém com conhecimento na NASA sobre esse assunto, esse alguém era ela. Conseguia fazer qualquer calculo que colocassem na frente dela. Mas em muitos momentos ela foi subestimada pela sua cor e por ser mulher. Dorothy Vaughn fazia o papel de supervisora, mas não recebia por isso, e nunca lhe davam a chance de fato assumir esse papel, e ela luta por isso, pois executar a função ela já o fazia, faltava apenas o reconhecimento do cargo e também receber por isso. Mary Jackson queria ser engenheira. Profissão predominantemente masculina, e apesar das dificuldades ela foi estimulada por seu chefe e lutou para conseguir estudar em uma escola, exclusiva para brancos, e se tornou a primeira engenheira negra da NASA.

Estrelas Além do Tempo

Falando diretamente sobre o filme e seu enredo, eu gostei da forma como os fatos foram apresentados, e da importância que eles deram a cada uma das três. Elas tinham suas batalhas pessoais, e lutaram até o fim para conseguir o reconhecimento e o respeito que mereciam. No filme presenciamos alguns momentos desagradáveis de claro racismo e segregação, mas vibrei quando personagens que tinham tudo para terem a mesma opinião, quebraram paradigmas e contribuíram para um ambiente menos injustos. Imagino que a liberdade poética possa ter amenizado certas coisas, mas historicamente falando, o feito dessas três foi algo grande e admirável. Elas eram mulheres e negras em uma época muito difícil, e provaram que é possível sim se impor e provar o seu valor, apesar de todas as adversidades.

Estrelas Além do Tempo

Me recordo de uma cena em que Katherine dá uma resposta bem dada a quem se tornaria seu futuro marido, pois ele a subestimou por ser mulher e ter a profissão que tinha. Infelizmente ainda hoje as mulheres em muitos momentos precisam provar ser capazes de muitas coisas, pois em muitos ambientes ainda não somos vistas como capazes e merecedoras tanto quanto os homens. Ver a história dessas três é um belo estimulo, pois elas em uma época bem pior do que a nossa (mas precisamos melhorar muito ainda) conseguiram mostrar que somos capazes tanto quanto os homens de fazer coisas incríveis.

Recomendo o filme com toda certeza. Ele nos faz refletir sobre muitas coisas, seja racismo e a condição feminina, mas também que não devemos nunca desistir de nossos objetivos. Precisamos lutar até conseguir alcança-los. Que possamos aprender com a persistência dessas mulheres, que conseguiram fazer história com suas lutas. Vocês já viram o filme? Se sim, me contem o que acharam.

 

Forte Abraço.

You Might Also Like...

16 Comments

  • Reply
    Camila Faria
    3 de maio de 2017 at 7:50 pm

    Não assisti ainda Amanda, mas todo mundo diz que é incrível!!!

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 4:15 pm

      Espero que goste quando assistir Camila.
      Bjus

  • Reply
    Marla Almeida
    4 de maio de 2017 at 7:22 pm

    Oi Amanda,
    Eu li alguns comentários sobre esse filme, mas ainda não tive uma oportunidade de vê-lo. Que bom que ele foi tudo que você esperava.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 4:51 pm

      Espero que tenha a oportunidade e goste Marla.
      bjus

  • Reply
    Kaila Garcia
    4 de maio de 2017 at 10:04 pm

    Que resenha incrível, Amanda. Ainda não conhecia esse filme, a história é extremamente envolvente! Adorei a indicação. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 4:52 pm

      Que bom que gostou Kaila, espero que goste quando assistir.
      bjus

  • Reply
    Lorraine Faria
    6 de maio de 2017 at 9:22 pm

    tá na minha listinha do oscar e até hj n consegui ver :((( só leio/ouço elogios dele <3

    beeeeijo

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 4:54 pm

      Espero que goste Lorraine.
      bjus

  • Reply
    Carol Espilotro
    6 de maio de 2017 at 10:57 pm

    Oi Amanda. Eu adorei esse filme no nível de filmes sessão da tarde, achei ele leve demais para um assunto tão pesado e tenso . Num geral ele faz bem o que deve fazer, mas acho que ele se auto zoa demais quando coloca músicas divertidas em situações ruins para as personagens. Escrevi resenha dele faz um tempo, como outros do Oscar, mas eu não quis postar ainda.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 5:15 pm

      Verdade Carol, mas eu achei ele um bom filme, mesmo ele tendo suavizado muitas coisas.
      Posta sua opinião, quero muito saber sua opinião.
      bjus

  • Reply
    Karoline
    7 de maio de 2017 at 1:23 am

    To doidaaa pra assistir esse filme!! Gostei muito do seu post, super completo!!!

    A pequena Ka

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 5:15 pm

      Que bom Karoline, Espero que goste.
      bjus

  • Reply
    Gabriela Soares
    8 de maio de 2017 at 2:35 pm

    Ainda não assisti, mas fiquei encantada pela história desde que assisti o trailer! Amei sua resenha, ela despertou em mim mais vontade ainda de ver <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 4:35 pm

      Oi Gabi,
      Espero que você goste.
      bjus

  • Reply
    Esther
    10 de maio de 2017 at 2:11 pm

    Olá Amanda, tudo bem?
    Queria muito ter assistido esse filme no cinema, mas como não pude, estou esperando disponibilizar na internet. Amei a sua resenha, tenho certeza que vou adorar o filme também.
    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      15 de maio de 2017 at 5:16 pm

      Que bom que gostou Esther. flor ele já tá disponível.
      bjus

    Leave a Reply