Por Amanda Almeida!
Organização

Ferramentas que auxiliam na organização

Organização é algo primordial, e arrisco dizer que mesmo àquelas pessoas que não se consideram organizadas de forma alguma, pelo menos em um aspecto de suas vidas elas primam para que tenha o mínimo de organização. Na postagem de hoje gostaria de trazer alguns dos métodos mais utilizados para auxiliar na organização dos inúmeros afazeres da vida vida. Vamos lá?

organização

(Fonte da img:1)
Agenda:

Acredito que esse é o primeiro método de organização que nos é apresentado. Até mesmo algumas escolas costumam “dar” uma agenda no início do ano para que os alunos possam organizar os compromissos escolares. (Ainda é assim gente? Na minha época era, mas pelo andar da carruagem acho que o termo correto seria “obrigam a compra”). De minha parte a agenda nunca funcionou muito. Já tive várias, mas a maioria serviu mesmo apenas como diário, e nunca para marcar minhas atividades e compromissos. No geral o estilo é bem simples e não tem muito segredo, então, para os mais práticos, ainda é o melhor método para se manter organizado.

Planner:

O Planner é uma espécie de agenda, mas melhorada. Quando vi um planner pela primeira vez achei um tanto complexo, mas a verdade é que ele é bem simples e intuitivo. De modo geral ele é um material bem visual e prático, pois você consegue visualizar todas as suas atividades de maneira rápida, o que em minha opinião é bem útil e é um ponto positivo em cima da agenda. Ao invés de passar paginas e mais páginas, você consegue visualizar uma semana inteira e até mesmo um mês inteiro, o que já ajuda e muito no quesito esquecimento. O ponto negativo é apenas o preço, que no geral é bem mais elevado do que o da agenda comum.

Bullet Journal:

Tudo o que você precisa é um caderno e um caneta”. Essa é uma das primeiras frases que li no site do Bullet Journal. Método desenvolvido pelo designer Ryder Carroll, o Bullet Journal é extremamente flexível, e você só precisa de fato de um caderninho e uma caneta, coisas essas que podem ser encontradas em qualquer papelaria. A organização dele é relativamente bem simples, e acaba nos proporcionando uma liberdade para poder soltar a criatividade na hora de organizar nossas tarefas. Achei o método interessante e pretendo pesquisar um pouco a respeito e adotá-lo futuramente. Se quiser conhecer mais, no youtube há vários vídeos ensinando como montar se organizar com Bullet Jornal.

Aplicativos e programas:

Para quem está querendo se livrar definitivamente do papel, os aplicativos e programas de organização são a melhor opção. Há inúmeros, um dos mais famosos aplicativo/programa é o evernote. A praticidade e a facilidade de acesso em qualquer dispositivo e em qualquer lugar é o grande ponto positivo, sem contar a possibilidade de economizar papel. Mas infelizmente apesar de ser muito prático, nem todas as pessoas se acostumam a informatizar todas as informações. Há quem prefira ainda o bom e velho papel. Contudo, há opções para todos, e para quem prefere as informações de maneira rápida e prática, o uso de aplicativos é uma ótima solução.

Enfim, há uma infinidade de ferramentas disponíveis para nos auxiliar a manter a vida organizada, o ideal é procurar e incluirmos em nossa rotina aquilo que realmente for compatível com nossas preferências e personalidade. No momento utilizo o planner para me organizar, mas pretendo utilizar outros métodos, como o bullet journal para me organizar. Então hoje, o que tem auxiliado vocês a manter a vida organizada, em especial vocês amigos blogueiros? Que ferramenta os ajuda na organização do blog? Me contem.

Abraços,

You Might Also Like...

6 Comments

  • Reply
    Dai Castro
    4 de março de 2017 at 7:52 pm

    Funciono melhor com papel e caneta. As minhas agendas sempre viraram no final Diários mesmo.. agora estou bem interessada no conceito do bullet journal, parece a opção mais prática e a que me adaptaria melhor!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    • Reply
      Amanda Almeida
      6 de março de 2017 at 5:56 pm

      Oi Dai,
      Tenho vontade de tentar o Bujo também, mas isso vou deixar para o ano que vem quem sabe.
      bjus

  • Reply
    Carolina Espilotro
    5 de março de 2017 at 11:14 am

    Eu adoro meu bullet journal e uns bloquinhos organizacionais de semana e diários que comprei. Adoro dar ok em checklists! Mas o foda disso tudo é que nunca vai funcionar se a gente não mudar nossa cabeça também e comportamentos. Às vezes eu briso e procrastino para caramba, ai dá aquela tristeza sahudukshusdsa ;-;

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://www.carolespilotro.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      6 de março de 2017 at 5:57 pm

      Oi Carol, verdade quem tem que mudar é a gente né? A ferramenta e só um auxilio.
      bjus

  • Reply
    Danielle S.
    5 de março de 2017 at 2:33 pm

    Amanda, adorei que você trouxe diversas maneiras de organização. Vai ajudar muita gente que pretende (tentar) ser mais organizada (tipo eu, hehe). Quero muito um planner, mas os valores por aqui são absurdos demais, então acabo ficando só na vontade… Acho que vou tentar um bujo, como você disse, só precisa de um caderno e uma caneta! 🙂

    Beijo!

    • Reply
      Amanda Almeida
      6 de março de 2017 at 5:58 pm

      Que bom que gostou Dani. Planner é o olho mesmo, precisa de um preparo financeiro pra poder investir rsrsrs.
      Espero que você se adapte com o Bujo.
      bjus,

    Leave a Reply