Por Amanda Almeida!
Comportamento

Falando um pouquinho sobre Criatividade

Já escrevi aqui no blog em uma postagem de 2016 sobre como me mantenho criativa. E é engraçado, que já se passaram mais de um ano desde essa postagem, e algumas coisas mudaram até mesmo algumas de minhas opiniões sobre a criatividade em si. Hoje, 17 de novembro, é o dia da criatividade, então, para comemorar esse dia, vamos falar um pouquinho sobre ela, e o que hoje eu penso sobre essa palavrinha tão pequena, mas que significa tanto.

Photo by Diego PH on Unsplash
O que é ser uma pessoa criativa?

Todos nós temos um dom para algo. Seja para desenhar, escrever, contar piadas, fazer aquele calculo enorme que quase ninguém consegue resolver, não importa o seguimento ou a área, todos somos criativos e sabemos fazer algo, e claro, sempre podemos aprender algo novo. Muitos associam criatividade com dom para algo artístico, o que não é o caso. Se você gosta de cozinhar, sua criatividade te move a transformar aquele prato super comum em algo extremamente especial; ou quem sabe até mesmo a forma como você organiza as suas coisas tem um toque todo especial e único que somente você sabe. Seja você um artista, alguém que trabalha com papel, ou um pedreiro, ou alguém que não trabalha fora, mas apenas em casa, sua criatividade te auxilia todos os dias, seja nas grandes atividades ou nas pequenas rotinas do dia a dia.

Sou uma pessoa criativa?

Sim, sou e você também. Às vezes nos julgamos tão mal, e em alguns momentos chegamos a nos desvalorizar ao ponto de exaltar o que o outro faz e desmerecer qualquer coisa que façamos. E isso não é legal. Você é uma pessoa criativa e aquilo que você fez é o resultado de um esforço enorme. Buscar por conhecimento e por melhorar é sempre valido, contudo, não desmereça o seu trabalho. O valorize sempre. Ele pode não estar no patamar que você gostaria, mas você tem toda a oportunidade de crescimento e sempre pode melhorar. Por isso, não se julgue tanto, e o mais importante: não se compare. O trabalho do outro é o trabalho do outro, o seu é o seu, e o mundo é grande o suficiente para comportar ambos.

Onde encontro inspiração?

Já escrevi isso na antiga postagem sobre esse assunto, mas qualquer coisa pode nos inspirar. Até mesmo quando você está no ônibus, ou fazendo uma caminhada, ou olhando algum perfil no instagram, assistindo a algum programa, filme ou lendo um livro, em resumo, qualquer coisa pode te inspirar. A inspiração é algo que acontece às vezes quando menos imaginamos. Só precisamos abrir um pouco os olhos e começar a reparar nos detalhes.

Onde aplicar a minha criatividade?

Em qualquer coisa que você goste de fazer. Seja um hobby, seja no trabalho, ou nas atividades diárias para facilitar a sua vida. Podemos ser criativos fazendo qualquer coisa. Uma experiência pessoal que gostaria de compartilhar é com relação aos meus estudos. Para algumas pessoas estudar se resume a ler inúmeros conteúdos, para outros ouvir é o melhor caminho, no meu caso eu preciso escrever. Então, adaptei a minha forma de estudar, até encontrar o melhor método que me ajudaria a absorver melhor o conteúdo. Nessa busca por um bom método, coloquei em pratica tudo o que achava que seria melhor e nesse processo utilizei e muito minha criatividade para desenvolver uma rotina que me atendesse e que também fosse agradável e me ajudasse. Por isso digo, não importa o que você faça, sua criatividade está presente até mesmo naquelas atividades em que você jura que não está a colocando em prática.

Enfim, espero que nesse dia da Criatividade, inspiração seja a palavra do dia, e que possamos colocar pra fora todas aquelas ideias que foram deixadas de lado por medo.

Forte abraço,

You Might Also Like...

7 Comments

  • Reply
    Camila Faria
    17 de novembro de 2017 at 4:27 pm

    Oi Amanda, adorei essa reflexão sobre criatividade. Concordo com você, acho que é um perigo ficar se comparando com outras pessoas. Cada um expressa a criatividade da sua maneira, não adianta querer ser ou agir como outra pessoa para alcançar os mesmos objetivos. Tudo a SEU tempo, sempre. Um beijo :*

  • Reply
    Clayci
    19 de novembro de 2017 at 9:18 am

    Acabou que a minha publicação sobre o dia da criatividade nem foi para o ar, mas concordo com tudo que vc disse.
    Trabalhar a criatividade não é fácil. Muitas pessoas pensam que uma boa ideia para surgir do nada, e quem dera se fosse assim =/;;

  • Reply
    Marla Almeida
    19 de novembro de 2017 at 3:54 pm

    Oi Amanda,
    O melhor da criatividade e que ela vem de onde a gente menos espera, e só sabemos enxergá-la e desenvolve-la da melhor maneira possível. Gostei da reflexão!!

    *bye*
    loucaporromances.blogspot.com.br

  • Reply
    Priih
    20 de novembro de 2017 at 9:31 am

    Oi Amanda, tudo bem?
    Ótimo post!
    O bom da criatividade é que ela se torna mais fácil quanto mais você pratica. Quando você se dá conta, aquilo fica intrínseco em você, é muito bom. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

  • Reply
    Karina Pinheiro
    20 de novembro de 2017 at 6:53 pm

    Oi Amanda
    eu também sou uma pessoa criativa
    adoro criar e recriar histórias, arranjos, cenários.
    Todos nós deveríamos explorar essa qualidade tão maravilhosa.
    beijão
    Karina Pinheiro

  • Reply
    Ane Reis
    21 de novembro de 2017 at 1:23 pm

    Oie Amanda =)

    Eu vivo sempre no mundo da lua rs… Adoro criar novos mundos, histórias, cenários e realidades rs…
    Pena que no meu trabalho uso pouco disso tudo. Seria muito mais feliz se pudesse ser criativa 100% do meu tempo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

  • Reply
    Luuh Costa
    23 de novembro de 2017 at 8:56 am

    Essa palavra inspira a minha vida, tento sempre mantê-la viva. A Criatividade faz parte do que sou, sabe? O que mais me desperta criatividade é a sensibilidade e a inspiração ao observar algo. A mente é interessante, você olha algo *por ex: uma simples plantinha, ou um dia lindo* e aquilo ali já desperta sua imaginação e sua criatividade. Amo muito tudo isso, esse post tá maravilhoso! ❤

    21invernos.blogspot.com.br/

  • Leave a Reply