Por Amanda Almeida!
Blog

Falando sobre blog, domínio e hospedagem.

blog, domínio e hospedagem

(Fonte da img:1)

Estou na blogosfera há quase dez anos, e de 2007 pra cá muita coisa mudou nesse mundo blogueiro. Blogar deixou de ser apenas um passatempo, e se tornou uma profissão. E a cada novo blog que nasce, um mundo de possibilidades se abre, mas há sempre aquela questão que nunca sai de nossas mentes quando iniciamos essa caminhada: domínio pago ou gratuito? Preciso mesmo pagar uma hospegadem? Pra quê exatamente preciso disso? Será que vale a pena o investimento?

É claro que há a possibilidade de se ter um blog legal, sem a necessidade de pagar por um domínio e por uma hospedagem. Temos uma infinidade de blogs exatamente assim; blogs maravilhosos e que estão em hospedagem gratuita, entretanto, gostaria de falar um pouquinho sobre o assunto, e o porquê de achar que é tão importante ter um domínio próprio e uma boa hospedagem.

Quando voltei a blogar em 2012 com o Você é o que lê, iniciei o blog no blogspot, principalmente por sua facilidade e praticidade. Contudo, eu já tinha tido a experiência com domínio próprio e hospedagem paga anteriormente, e por conta dessa experiência, minha permanência no blogspot foi bem curta. A experiência com ele foi boa, mas sempre sentia falta de algumas coisas que apenas um domínio poderia me proporcionar, e a primeira delas foi o nome.

Acredito que ter uma pagina com o nome do seu blog, sem o acréscimo do nome de outra empresa faz com que de alguma forma aquele espaço seja ainda mais seu, e tenha uma identidade ainda mais marcante. E com uma hospedagem paga você não está limitado as possibilidades de uma hospedagem gratuita, em consequência terá total liberdade para trabalhar a parte técnica do seu blog, e modificá-lo livremente, da maneira que desejar. Tal aspecto faz com que pensemos em outro ponto interessante a se levar em consideração; às políticas de privacidade da empresa.

Quando se hospeda o blog em um domínio e hospedagens gratuitos você está automaticamente aceitando os termos de política da empresa. Caso ela queira modificar esses termos, ou até mesmo deixar de existir, você não poderá fazer nada a respeito, e em casos extremos, pode até mesmo perder tudo aquilo em que trabalhou tão arduamente. Por isso,  um domínio e uma hospedagem paga transmitem mais tranquilidade, pois o domínio é pago anualmente, e com a empresa de hospedagem é feito um contrato de prestação de serviço, e qualquer modificação no mesmo, a empresa tem o dever de entrar em contato com você, o contratante, e informa-lo previamente a respeito de quaisquer mudanças.

Claro que antes de tomar qualquer decisão é necessário pensar exatamente qual o propósito do seu blog, e qual o seu objetivo para ele. Hoje, como disse anteriormente, blog deixou de ser apenas um mero diário virtual, e se tornou uma profissão. Então, se é o seu desejo ter um domínio próprio e uma hospedagem, cabe a você analisar exatamente o que deseja com o seu blog, para poder escolher o melhor perfil de hospedagem que vai lhe atender da melhor forma.

E mesmo se você não faz ideia de por onde começar com esse upgrade no seu blog, não se alarme,  a minha dica é que você leia esse texto sobre hospedagem de sites,do site Tudo Sobre hospedagem de Sites, que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre toda a dinâmica do processo de registro de domínio e assinatura de hospedagem. E caso ainda tenha dúvidas sobre qual modelo de hospedagem melhor se encaixa com o seu blog e os objetivos que você tem para ele, aconselho que faça um teste para saber qual é a hospedagem ideal pra você, pois por meio dele será possível avaliar qual perfil de hospedagem melhor se encaixa as suas necessidades.

Espero que o post tenha ajudado em especial àqueles blogueiros que estão pensando em adquirir um domínio, e uma hospedagem, e caso essa ideia ainda não tenha passado por sua cabeça, espero que ele também seja de grande ajuda quando você enfim decidir dar passo.

ESTE É UM POST PATROCINADO!
Todas as informações contidas neste post foram escritas pela blogueira Amanda Almeida
O Por Amanda Almeida só anuncia produtos e marcas nos quais acredita e confia.

Forte Abraço,

You Might Also Like...

6 Comments

  • Reply
    Andréia Campos
    17 de novembro de 2016 at 8:41 pm

    Achei muito bom postar sobre o assunto! Realmente, muita gente tem dúvida sobre domínio e hospedagem… e tem gente que não dá valor para estas coisas mas nem sabe como elas ajudam a valorizar o nosso blog, né?
    Eu mudei minha hospedagem mês passado e nossa, fez muita diferença!
    Além de tudo, é importante ter uma empresa de confiança, né? Pq a última coisa que a gente quer é dar um problema e perder tuuuuudo!
    NGM MERECE!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      22 de novembro de 2016 at 9:06 am

      Com toda certeza Andreia, já ouvi histórias de blogueiros que perderam se não tudo, mas boa parte do trabalho. Deve ser desesperador.
      bjus

  • Reply
    Jessica M
    18 de novembro de 2016 at 10:55 am

    Que legal o teste! Vou enviar pros meus clientes. Esse site é extremamente útil!
    Parece algo tão simples, mas para quem está começando é realmente complicado de entender. Eu tive essa dificuldade e estou sempre precisando esclarecer essa dúvida.
    Para mim o ideal é wordpress, não tem jeito. Eu estive pensando em mudar de plataforma, ate fechei o blog, pensando nisso, mas eu amo o wp, é tão prático e cheio de possibilidades.
    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      22 de novembro de 2016 at 9:07 am

      Oi Jessica,
      Também tive muita dor de cabeça quando fui fazer meu primeiro domínio, e achei a explicação desse site e o teste bem legais. Espero que ajude seus clientes.
      bjus

  • Reply
    Priscilla
    18 de novembro de 2016 at 5:23 pm

    Estou na blogsfera há 13 anos, mas só senti necessidade de mudar para um domínio personalizado há pouco tempo e fez toda a diferença. Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      22 de novembro de 2016 at 9:09 am

      Que bom que foi algo positivo para o seu blog Priscila.
      bjus

    Leave a Reply