Por Amanda Almeida!
Blog

Dicas: Domínio, Blogger e WordPress.

Desde que comecei a blogar, lá pelos anos de 2007, sempre via blogs lindos, e em sua maioria no wordpress. Mas a verdade é que eu comecei a blogar no zip.net. E para minha sorte, tinha um blog maravilhoso, o Cristiny Online, que tinha ótimas dicas para quem estava iniciando. Pois bem, me arrisquei e iniciei com um fã blog, e nesse período conheci inúmeras pessoas, e uma delas foi a Mika *-*, que foi quem me inspirou a criar o blog pessoal. E foi justamente quando fiz o meu primeiro blog, o Lolas-place.
Minha jornada com o wordpress começou inicialmente no awardspace, com um domínio free (que hoje eu não recomendo), depois ganhei um host no blog da Poly, do Polypop.net, e por fim fiz o meu primeiro domínio, o mandy-way.com (que deu uma confusão enorme e no fim das contas ganhei um domínio de um amigo, e ficou por fim o mandy-way.net). Depois disso criei o mandy-stories.com, mas também acabei largando depois de um tempo por conta da correria e também porque não me sentia mais com tanta vontade. Até que enfim nasceu o Você é o que lê, e iniciei ele no blogspot, uma das mais famosas plataformas free hoje em dia, até que quando completei 1 ano de blog, voltei para o wordpress.
Bem, depois de contar toda essa história, o motivo desse post é justamente dar dicas de como criar um domínio(Não sou uma expert, mas o pouquinho que sei pode ajudá-los). Pensei nisso porque algumas amigas já me questionaram quanto a isso, então, vamos aos passos?

 

Você blogueiro ou blogueira que queira ter um domínio próprio (seja .com; .com.br; .net; .org e por ai vai) precisa ter em mente que é necessário alugá-lo (é uma taxa anual que é cobrada pelo registro do domínio). Há vários sites que registram domínios, mas eu não aconselho ir registrando em qualquer site só por ser mais barato. O barato sai caro às vezes. Eu comprei o meu domínio pelo Prelude hosting, pois é uma empresa antiga no ramo e sempre bem comunicativa com seus clientes. Recomendo.

Registrei o domínio e agora? Você tem duas alternativas. 1ª Se por acaso você utiliza a plataforma Blogger, é possível utilizar um domínio próprio no blogger. Dessa forma você poderá continuar usando seu painel do blogger para fazer postagens e edições. Para saber mais sobre isso clique aqui. 2ª Você pode escolher o wordpress, que é uma das plataformas mais utilizadas para blogs no mundo.

Quero utilizar o wordpress, como eu faço? Registrar um domínio significa que você adquiriu o endereço do seu site/blog, porém, se você não vai utilizar a plataforma blogger para postar, será necessário alugar uma hospedagem. Eu escolhi o plano de hospedagem no próprio site em que registrei o domínio por comodidade. Há uma taxa mensal de aluguel do espaço (no caso a hospedagem, e é bem em conta em minha opinião) e você tem um limite de espaço. O meu é de 3gb e trafego mensal de 100gb, o que é muito para um blog. Feito isso, você tem um local de hospedagem e um domínio, vamos à instalação do wordpress.
Há duas maneiras de instalar o W.P, a manual (que você pode encontrar um tuto ótimo aqui) ou automática, que é mais fácil. Eu utilizei a automática por ser mais prática e rápida, pois no próprio Cpanel (painel de controle) da hospedagem há esta opção. Alguns possuem a ferramenta fantástico, que faz a instalação na sua hospedagem. No meu há o softaculous apps installer, que eu achei mais facil de utilizar do que o fantástico.
Nesse site há um tuto super explicadinho de como instalar o wp pelo fantástico e nesse explica como instalar pelo softaculous.

Ok. Agora eu tenho um blog no wordpress, mas não faço ideia de como editar o tema. Como eu faço? Bem pessoal, para se editar um tema, é necessário ter um mínimo de conhecimento de programação, mas digo que isso não é um bicho de 7 cabeças. Eu, por exemplo, não sou uma expert, mas até que me viro bem. A dica que eu posso dá para vocês é que não é tão diferente. Enquanto no blogger há uma única folha de estilo, contendo tags própria do blogger, css e demais tags HTML que correspondem à edição de cada parte do layout, no wp há tudo isso, porém, divididas em diferentes arquivos. Então se você sabe um pouquinho, rapidamente entenderá a lógica do wordpress.

Enfim, em minha opinião o W.P é bem melhor do que o blogger, tanto na edição do tema, quanto nos atributos a mais (utilização de plugins por exemplo, painel de controle etc.). Logo abaixo vou colocar algumas dicas de sites que poderão ajudá-los com ótimos tutoriais. Esses geralmente são os lugares que me ajudam na hora do sufoco da falta de conhecimento. Quanto ao blogger há inúmeros sites de tutoriais para ajuda-los a deixar o blog de vocês ainda melhor, basta procurar. Para ser sincera é ainda mais fácil encontrar tutoriais para blogger do que para WordPress.

Temas Base e tutoriais referentes ao WP
Tutoriais diversos

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Eu não sou uma Expert, mas o pouco que eu sei eu gostaria de compartilhar com vocês.
Um grande abraço.
Amanda Almeida

You Might Also Like...

No Comments

  • Reply
    Gabriela Gouveia
    9 de Janeiro de 2014 at 3:56 pm

    Eu tenho blogs há mais de 8 anos, e é incrível como as dúvidas sempre se multiplicam na hora de comprar/fazer um domínio e hospedagem, não é? Graças a Deus sempre fui curiosa e aprendi a maioria das coisas sozinha (Já que há 8 anos mal existiam tutoriais na internet), e hoje em dia consigo fazer (ou entender) quase tudo ? kkkkk

    Amei seu blog, beijocas ;*

    • Reply
      Amanda Almeida
      10 de Janeiro de 2014 at 7:57 am

      Obrigada Gabriela, volte sempre, será um prazer ter você por aqui ^.^

  • Reply
    Paula Zawatski
    9 de Janeiro de 2014 at 4:03 pm

    Oi, Amandinha… boas dicas e esclarecimentos, é mais pra quem se interessa mesmo, já eu, não sou tão ligada a ter meu blog e tals, tenho tumblr (ocolizada) e já está mais que bom para me distrair. Ainda mais cuidar, pagar, a parte de designer que eu acho bem dificilzinha, aiai, mas ok.
    Bjs

  • Reply
    Jacqueline
    9 de Janeiro de 2014 at 5:40 pm

    Oie Amanda
    ter um domínio é tudo de bom
    Só ano passado consegui finalmente comprar um pro meu, e não quero outra vida.
    Meu blog é blogspot, porque eu não sei mexer com o wordpress. Na verdade, eu mal sei mexer com o blogspot kkkkkkkkkkkk
    bjos
    http://www.mybooklit.com

  • Reply
    Ana Paula Barreto
    9 de Janeiro de 2014 at 5:41 pm

    Muito legal esse post, bem esclarecedor!
    Nunca pensei em ter um site com domínio próprio (nem sem domínio! rs), mas conheço pessoas próximas que volta e meia têm problemas com isso. Vou até indicar o seu post!
    bjs

  • Reply
    Aline Dias
    9 de Janeiro de 2014 at 5:44 pm

    Oi Amanda ótimas dicas para que está começando ou para quem está querendo um domínio próprio! O único que estou acostumada é o blogspot :/

    Beijos

  • Reply
    Renata (do blog Escuta Essa)
    9 de Janeiro de 2014 at 6:26 pm

    Gostei das dicas, bem legais
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

  • Reply
    Pâmela
    9 de Janeiro de 2014 at 10:15 pm

    Amaaaaanda
    voce me deixou com mais ideias a´pululando na mente. Eu tenho blog no wordpress e no blogger, mas no wordpress é de textos, coisa mais básica e o meu nene ta no blogger. Tem como transferir tb? Não sei, o wp tem mais vantagens? Pq eu queria um dominio mas vejo uns lugares que é anual.. .Tem que pagar o wp pra usar tb? aquela taxa anual?
    vou me informar mais!

    Um beijo!
    Pâm – http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    • Reply
      Amanda Almeida
      10 de Janeiro de 2014 at 8:03 am

      Pâm, o seu blog é no wordpress.com? Se for, esse é como o blogger. O wordpress que eu falei é o wordpress.org.
      Dá sim pra transferir dados de postagens, comenta´rios, categorias e tags entre um e outro (wp e blogspot) sem problemas flor.
      Flor, o registro do domínio é anual, como eu disse, é como uma espécie de aluguel. Se você quiser utilizar o wordpress (que no caso é o wordpress.org que é um aplicativo de postagem) Você precisa registrar o domínio e alugar uma hospedagem. Em outras palavras, você vai pagar a taxa anual pelo registro do domínio, e vai pagar a mensalidade mensal da hospedagem que é onde estarão os arquivos do seu blog.
      Espero ter ajudado flor.

  • Reply
    Raay Ferreira
    10 de Janeiro de 2014 at 2:04 pm

    Eu Adorei esse post.
    Iniciei tbm alguns Blogs mas eu nunca conseguia leva-lo a frente. Achava sempre muito complicado, nunca conseguia tirar minhas dúvidas de modo que eu fizesse tudo tranquila, então, os deixava pra trás. :/ Agora, quem sabe eu consiga, tirou varias dúvidas.!
    🙂

  • Reply
    Interação Literária (@interliteraria)
    10 de Janeiro de 2014 at 2:55 pm

    Bacana as dicas!!!
    Eu acabei usando o blogger mesmo e registrei o domínio pela Uol. Não entendo nada disso, pra ser sincera. Mas estou satisfeita por enquanto com o resultado 😀
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

  • Reply
    Amanda Cristina
    10 de Janeiro de 2014 at 6:22 pm

    Oi Amanda! Nunca soube muito bem sobre domínio e hospedagem, por isso optei por comprar meu domínio pelo próprio Blogger e continuo usando a versão basicona mesmo. Hoje você esclareceu algumas das minhas inúmeras dúvidas e gostei muito, muito, muito do post! 🙂
    Ótimas dicas pra quem ainda quer começar com isso, mas não faz ideia de por onde! Hahahaha

    Beijinhos! http://www.primeiro-livro.com

  • Reply
    Sarah
    11 de Janeiro de 2014 at 1:55 pm

    Oi Amanda! Tudo bom?
    Amei esse post, mesmo! Sempre tenho vontade de fazer dominio, migrar para o wordpress, mas acho muito complicado e tenho medo de me perder hahahaah
    Adorei suas dicas e saber um pouquinho da sua vida na blogosfera, também tive blogs quando era mais nova, mas parei por um tempo e esqueci dessa maravilha, aí voltei!
    Beijão
    Endless Poem

  • Reply
    Poly
    12 de Janeiro de 2014 at 12:24 am

    Hoje mesmo eu estava lembrando no Cristiny Online. Como eu conheci blogs novos naquele blog, viu?
    Lembra, o sorteado do dia (ou era semana?) ficava em destaque e todo mundo comentava no blog? Recebia uns 70 comentários quando eu era sorteada <3
    Boas as suas dicas.
    Eu não uso hospedagem gratuita desde 2004, quando comprei meu primeiro domínio.
    Bjuxxxxx

  • Reply
    Anna Lima
    12 de Janeiro de 2014 at 2:10 am

    muito bom esse post, adorei as dicas 😀

    Beijos, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/ <3

  • Reply
    Gabi
    14 de Janeiro de 2014 at 7:55 am

    Dicas ótimas, Amanda! WordPress é muito amor! Tive vários blogs no WP e, depois de um tempo sem, quis voltar aos poucos, e iniciei com um blog no blogspot. Não aguentei 5 posts, hahaha! Pra quem já teve hospedagem própria, não quer saber de free nunca mais!

  • Reply
    Ycaro Santana
    21 de Janeiro de 2014 at 11:21 am

    Oie Amanda, obrigado pelas dicas, estou iniciando a 1 semana no meu Blog Literário, e estou louco por um layout! Bjs,
    http://livroseestrelas.blogspot.com.br/

  • Reply
    Maria Amorim
    31 de Janeiro de 2014 at 12:46 pm

    Gostei muito das dicas! São bem úteis. Já tentei começar com um blog e fiquei completamente perdida com isso tudo. Bom, creio que vai ajudar muita gente em “inicio de carreira”, rs.

  • Leave a Reply