Por Amanda Almeida!
Leituras

Desafio Literário 2013 – Dewey – Um gato entre livros – Vicki Myron

A rotina da pacata cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte é a história real de um gato que fez da biblioteca – e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.
Título original: Dewey: The Small-Town Library Cat Who Touched the World
Autora: Vicki Myron com Bret Witter
Avaliação:5/5♥

Fazia algum tempo que estava com vontade de ler esse livro. Pra ser mais específica, desde que li Marley e Eu. E mesmo sendo uma “dog person” assumida, sempre tive certo fascínio por felinos. Enfim, esse ano, pelo desafio literário, li Dewey, um gato entre livros para o tema de março (mesmo tendo lido em maio ¬¬’) e não me arrependi da escolha.

O livro conta a história de Dewey Read More Books, um gatinho fofo que no dia mais frio do ano foi encontrado na caixa de devolução da biblioteca da cidade Spencer, no estado e Yowa, Estados Unidos. Só o fato de Dewey ter sobrevivido já se pode considerar um milagre. Pois essa caixa de devolução é completamente revestida de metal (imagine só, ficar dentro dela na noite mais fria do ano?). Após ser encontrado, o gatinho Dewey logo se tornou o gatinho da biblioteca. Mas ele não era um gatinho qualquer, mas sim um gato único.

Todo mundo que tem um animal de estimação, acredito que tem essa fala “meu bichinho é único, não existe outro como ele!”, eu sou uma das que diz sempre isso, afinal, quem tem amor incondicional por seu animal, sempre vai acha-lo único. Mas mesmo tendo essa opinião, não posso deixar de expressar o meu encanto pelo Dewey. Nunca imaginei ver um gato como ele. E tudo aquilo que a Vicki (a bibliotecária que encontrou Dewey) descreveu sobre ele não foi algo exagerado, pois todas as pessoas que se encontravam com Dewey se apaixonavam quase que instantaneamente por ele. Em síntese, ele amava as pessoas, e acredito que foi justamente isso que fez dele um gatinho tão especial.

O que achei mais interessante nesse livro é que ele não conta apenas à história de Dewey, e sim a de uma cidade inteira que lutou junta pra sobreviver depois de um período difícil, além de algumas histórias pessoais da própria Vicki. Enquanto estava lendo, percebi o quanto Dewey, um simples gatinho, pôde ajudar de forma singular aquela pequena cidade a seguir em frente. Alguns podem dizer que amor e carinho não ajudam, mas em alguns momentos fazem toda a diferença e dão a força necessária para superar os problemas.

dewey2

Dewey, Um gato entre livros é um livro mais do que recomendado, mas digo de antemão que você vai chorar. Eu chorei rios lendo o livro, tanto quanto ao ler Marley e Eu, e acho que depois de ter lido este vou demorar uns bons anos até ler outro livro envolvendo animais. Mas fica a dica, mesmo se você, assim como eu, for uma “dog person”, e para os amantes de gatos, acredito que tudo aquilo não vá lhes surpreender tanto, e provavelmente você vão afirmar, eu tenho um .

Um grande abraço,

You Might Also Like...

19 Comments

  • Reply
    Gladys Sena
    29 de abril de 2013 at 4:52 pm

    A capa é bem fofinha, ownt!
    Li Marley & Eu para o desafio e amei. Foi uma leitura muito emotiva e chorei também, rsrs.
    Já coloquei Dewey nos meus “desejados”, 😉

  • Reply
    Marla
    29 de abril de 2013 at 6:24 pm

    Nunca li nenhum livro, com animais como personagens principais, geralmente eu só assisto aos filmes e adoro aqueles com cachorros, mas apesar de tudo isso eu gostei de Dewey e vou tentar ler ele algum dia.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

  • Reply
    Naty C
    29 de abril de 2013 at 6:55 pm

    Eu adoro animais, mas evito ler livros ou ver filmes com eles como protagonistas pq sempre tem um final trágico e acabo chorando litros. Então acho que passo esse livro.

  • Reply
    Luara Cardoso
    29 de abril de 2013 at 8:55 pm

    Ah, esse livro deve ser uma gracinha.
    Não sei se é só comigo, mas sempre que tem um animal de estimação envolvido, eu me emociono ainda mais. <3
    Não conhecia esse livro, mas já adorei!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  • Reply
    Mari
    29 de abril de 2013 at 10:40 pm

    Oi flor,
    Ah não conhecia essa livro ainda, li Marley e Eu,chorei muito também acredito que esse eu até leia mais pra frente, mas já preparada para as lágrimas rs.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos

    Mari – Stories And Advice

  • Reply
    Carol
    30 de abril de 2013 at 9:17 am

    MeoDeus! Que coisa mais graça!!! Eu sou completamente apaixonada por gatos então esse livro com certeza já entrou para a minha lista de desejos! Apesar de não gostar de dramas, esse com certeza está na minha lista…
    Acabei de ler A street cat named Bob e vai ser lançado no Brasil esse mês de março pela novo conceito… eu simplesmente amei… Não é drama, muito pelo contrario, ri de mais do Bob… ele é muito gracinha! E sabe o que me incomoda nesses livros (apesar de amá-los muito, é claro!) é que as pessoas precisam entender que todo o gato é extremamente único e especial, aliás todo animal de estimação =) Bem como você falou!
    Amei a resenha!

    Beijos,
    Carol e seus livro.

  • Reply
    Luiza
    30 de abril de 2013 at 10:08 am

    Sou suspeita pois tenho um gato e sou fã desses bichinhos fofos RSRSR Apesar disso ainda não tenho esse livro, mas quero acrescentar ele na minha estante.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

  • Reply
    Bruna
    30 de abril de 2013 at 10:38 am

    Eu li esse livro faz tempo e lembro quando li o final dentro do ônibus e pensa no povo olhando pra uma louca se acabando de chorar por causa de um livro KKKKK’
    Esse livro é lindo demaiiis 🙂
    Parabéns pela resenha
    Brubs

  • Reply
    Paloma Viricio
    30 de abril de 2013 at 12:57 pm

    Nahim…esse livro parece ser maravilhoso! Eu adoro histórias com animais de estimação, são sempre emocionantes,né? Eu gostei…quero ler esse livro.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  • Reply
    Leandro de Lira
    30 de abril de 2013 at 7:55 pm

    Oi!
    Maldita hora que eu não comprei esse livro! Arrependo-me totalmente, principalmente após ler sua resenha.
    Parece ser lindo e cativante o livro. Eu amo gatos! <3
    E sobre chorar, sou como você e acho que chorarei muito também. Hehe
    Espero comprá-lo o mais breve e lê-lo logo também. Agora estou querendo MUITO!
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

  • Reply
    Cida
    30 de abril de 2013 at 8:46 pm

    Amanda assim você acaba comigo, eu já estou toda emocionada só em ler sua resenha, a capa me lembra meu gato ( que já foi), e sinto tanta falta dele. Sou apaixonada por estes bichinhos, e amei este livro. Que lindo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

  • Reply
    Carissa
    30 de abril de 2013 at 8:53 pm

    Não sou fã de livros com animais, apesar de ter gostado muito de alguns que li. Nunca tive interesse em ler esse livro, mas mudei de ideia.
    Acho que se eu lesse ia gostar bastante.

    bjs

  • Reply
    Yara Andrade
    30 de abril de 2013 at 11:44 pm

    Ain, esse livro parece ser muito emocionante *-* Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, e eu nunca li livros sobre ou de animais, sabe? haha então estou mais curiosa ainda. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Raíssa Lis
    1 de maio de 2013 at 9:36 am

    Nossa que linda a capa desse livro, não conhecia e fiquei encantada !!
    Adorei a resenha, adoro animais !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis – http://florderaissalis.blogspot.com.br/

  • Reply
    Vanessa
    1 de maio de 2013 at 12:00 pm

    Olá.
    Ain, parece ser muito emocionante mesmo e eu aposto que choraria rios UASHAUHSA Adorei, ainda não conhecia o livro, mas parece ser muito interessante. Ótima resenha querida 🙂 Que bom que gostou tanto do livro.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  • Reply
    Sofia
    2 de maio de 2013 at 9:56 am

    Oi Mandy! Te confesso que não sou muito ‘chegada’ a livros que envolvem animais, raramente os leio, mas sempre conseguem me cativar. Ah, também chorei com Marley E Eu, que livro fantástico, pena que o filme só assisti até a metade, hehe. Fiquei mega curiosa por “Dewey, Um gato entre livros”!

    Beijão!

  • Reply
    Monique Vasconcelos
    2 de maio de 2013 at 10:15 am

    Tenho vontade de ler esse livro, mas tenho medo de chorar muito… =/
    Não sei oq faço…ler ou não ler? rs

    beijoos
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

  • Reply
    Bruna Morgan
    9 de maio de 2013 at 4:36 pm

    Eu quero ler esse livro há tempos! E agora fiquei com receio, pois você disse que chorou litros huahauhuhua

  • Leave a Reply