Por Amanda Almeida!
Comportamento

Delicadeza e gentileza online – precisamos!

Ser um criador de conteúdo nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade lutamos para ter reconhecimento, e quando isso de fato acontece e conseguimos certa visibilidade temos que lidar com inúmeras situações, e uma delas talvez seja o julgamento e a indelicadeza de algumas pessoas.

Em toda a minha trajetória como blogueira acho que nunca lidei com coisas extremas, já tive um ou dois comentários maldosos mas nada que me afetasse, e acredito que o motivo seja o fato do meu blog nunca ter sido muito reconhecido ou grande, e graças a Deus de modo geral sempre recebia comentários educados e gentis, mesmo quando a pessoa discordava de alguma coisa. Mas, ontem depois de duas situações comecei a pensar o quanto algumas pessoas são indelicadas e muitas vezes agressivas online.

Enquanto estava nas minhas andanças pelo meu feed do youtube, assisti a um vídeo da Carol Moreira com a Lully sobre quando elas não gostam de algo que as pessoas em geral amam, e no vídeo elas falam de situações um tanto chatas em que as pessoas simplesmente não admitem quando alguém não tem os mesmos interesses ou não gostam daquilo que elas amam.

Depois disso, assisti a um vídeo sobre rituais noturnos da Lu do Chata de Galocha, e era um vídeo patrocinado, de uma marca mais acessível, e assisti como de costume. Quando ia comentar, li alguns comentários e fiquei assustada com alguns deles questionando a credibilidade do vídeo de maneira bem indelicada.

Depois de assistir a ambos os vídeos comecei a pensar em algumas coisas, e também a refletir sobre o comportamento das pessoas de modo geral online, e não nego que isso de certa forma me assusta. Infelizmente nem todos tem a consciência da força que a palavra pode ter, seja ela escrita ou falada cara a cara. Não consigo entender como elas simplesmente podem destilar tanto ódio para pessoas que elas nem ao menos conhecem. Fico pensando, qual a necessidade de ser maldoso? Por que não debater de maneira adulta sem ter a necessidade de desmerecer o outro?

Algumas vezes penso que a internet é um grande jardim de infância com um monte de crianças mimadas que quando se sentem ofendidas ou contrariadas revidam xingando a mãe do coleguinha (acho que exagerei, mas às vezes eu penso isso). Ser indelicado e mal educado não é bonito, além de ser um desperdício de energia. Existem milhões de pessoas no mundo, com milhões de pensamentos diferentes, podemos não concordar em muitas coisas, mas respeito é algo que precisa existir sempre, em qualquer área da vida.

Como blogueira, fico pensando como as pessoas devem se sentir recebendo esse tipo de comentário, seja um agressivo ou simplesmente questionando sua credibilidade, e com toda a certeza não deve ser uma sensação agradável. Por isso, tenho um lema que tento aplicar pra tudo: se não gosto que me tratem de determinada maneira, não faço o mesmo com o outro, seja na vida “real” ou na minha vida online.

Sei que esse tipo de coisa vai continuar acontecendo e que o problema vai muito além disso, mas torço pra que possamos continuar distribuindo coisas boas e muita gentileza por ai. Como diz aquele ditado, gentileza gera gentileza, e quanto mais a espalharmos pelo mundo, quem sabe ele fique um pouquinho mais bonito.

Forte abraço,

(Fonte da img:1)

You Might Also Like...

8 Comments

  • Reply
    Dai Castro
    10 de junho de 2017 at 7:09 pm

    Nossa seu texto disse tudo! As pessoas acabam sendo bem maldosas nesse ambiente online e realmente, não podem ter a dimensão de como as palavras podem sim machucar. Até hoje eu só recebi um comentário de hater, e foi algo um pouco traumático.
    A educação precisa estar em todo o lugar, mas na internet essa falta de noção parece se extrapolar ainda mais, né?

    • Reply
      Amanda Almeida
      12 de junho de 2017 at 3:32 pm

      Verdade Dai, acho que na cabeça de algumas pessoas a internet não é considerado vida real, e que aquilo que elas escrevem não afeta o outro. Algo triste.
      bjus

  • Reply
    Gabriela Soares
    12 de junho de 2017 at 2:41 am

    Disse tudo e mais um pouco, Amanda! Também nunca recebi algum comentário realmente maldoso lá no blog, no máximo alguém discordando de maneira educada ou fazendo alguma crítica construtiva – o que é sempre bem vindo -, mas assim como você, ando vendo muito ódio gratuito na internet e isso me entristece pra caramba. Acho que tá faltando amor nas pessoas, sabe? Não pode ser normal essa necessidade que alguns sentem em insultar ou fazer alguém se sentir mal. Penso assim como você: se não quero ser tratada de uma determinada maneira, eu também não trato outra pessoa desse jeito… é a famosa empatia, né?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    • Reply
      Amanda Almeida
      12 de junho de 2017 at 3:34 pm

      Com certeza não é normal Gabi, chega a ser assustador, e dá um certo medo até mesmo de crescer sabe? Pois parece que basta você ter um certo reconhecimento, que essas pessoas loucas aparecem.
      bjus

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    13 de junho de 2017 at 10:55 am

    As vezes eu fico pensando que meu blog foi uma coisa que não deu certo. Nunca consegui o retorno que eu queria em ser mais reconhecido, ou ganhar algum dinheiro e tals. Mas quando penso que sempre recebo comentários educados eu até agradço. Eu vejo que a maioria das pessoas que xingam na internet são as pessoas que não sabem lidar com a fama da outra pessoa. Parece que pensam; ah, ela é famosa tem que aguentar as críticas. Enquanto não é bem assim, né? Geralmente é apenas ódio gratuito disfarçado de crítica.

    Eu quando não gosto de alguém eu não sigo, não assisto nem nada do tipo. Mas o pessoal gosta de ficar infernizando e eu não entendo. lol

    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de junho de 2017 at 8:34 am

      Com certeza Bea, porque tem uma diferença enorme entre uma crítica construtiva e apenas uma crítica por maldade. E sou como você, se não me identifico com o trabalho de alguém, simplesmente não sigo mais.
      bjus

  • Reply
    vanessa
    16 de junho de 2017 at 2:30 pm

    Olha, eu às vezes canso da internet por situacoes como essas. Principalmente do facebook, fico chocada com a falta de empatia das pessoas. Elas tratam as outras nao como pessoas, tratam como uma coisa virtual que aparece na tela, uma coisa nao real, sem sentimentos, sem história, só uma coisa mesmo. È muita agressividade e falta de educacao. Você nao tem que gostar de inguém ou concordar com ninguém, mas respeito com o outro é básico e é o mínimo.

    • Reply
      Amanda Almeida
      19 de junho de 2017 at 8:40 am

      Verdade Vanessa, não entendo pra quê tanta falta de empatia com o outro, ser educado é uma coisa básica, e me assusta o quanto as pessoas são agressivas online.
      bjus

    Leave a Reply