Por Amanda Almeida!
Blog Comportamento

Como me mantenho criativa.

criatividade
Criatividade é algo interessante. Algumas pessoas são obviamente muito criativas, e outras pessoas costumam dizer que não o são, que simplesmente não nasceram com esse dom. Mas será mesmo que isso é verdade? Será mesmo que a criatividade é um dom aleatório que foi feito apenas para uns e não para outros. Há muito tempo, anos na verdade, quando me vinha a mente a palavra criatividade eu já pensava naquelas pessoas mais inclinadas ao perfil artístico, desenhistas, escritores e por ai vai; mas a verdade é que as pessoas, não importa a inclinação, podem ser extremamente criativas e podem cultivar essa criatividade, pois ser criativo não se restringe apenas a uma determinada disciplina ou campo da vida, a criatividade pode ser aplicada a tudo.

A grande questão na verdade é como nos manter criativos. Como blogueira tento sempre trazer posts legais aqui pro blog, mas confesso que ás vezes me sinto um pouco desanimada, pois muitas vezes queria trazer algo a mais, um pouco mais incrementado, mas na maioria das vezes, pelo meu ponto de vista, parece apenas um pouco mais do mesmo que já tenho feito.

Com a mudança do blog e a ampliação dos conteúdos, tentar trazer coisas novas pra cá tem sido até algo mais fácil do que era antes quando o blog era apenas literário, mas mesmo com toda essa gama de conteúdos ás vezes parece que a inspiração para postar evapora, por isso pensei em compartilhar com vocês como tento me manter criativa quando a inspiração vai embora e as ideias estão completamente em branco.

Leitura

Leitura é algo que de forma direta ou indireta sempre me inspira. Ás vezes leio algo em um livro, ou até mesmo um post de algum blogueiro que sempre visito, que acaba me inspirando para elaborar um post, ou até mesmo escrever ou fotografar algo. Então, se você é um amante da leitura, uma dica para sempre se manter inspirado e com novas ideias, é ler. Leia sobre assuntos que te interessam, e assim você sempre vai renovando suas inspirações e ao mesmo tempo exercitando sua criatividade para criar coisas novas.

Musicas

Tire um dia pra relaxar, escute as musicas que você mais gosta e pense no porquê de gostar tanto delas. De vez em quando, quando preciso relaxar, coloco minhas musicas favoritas bem alto e vou escutando cada uma delas. Algumas presto atenção apenas no ritmo, outras a letra, e de alguma forma elas me relaxam e me inspiram, e acabam rendendo em boas ideias.

Sites

Um dos sites que mais me inspiram é o Pinterest. Acredito que já falei inúmeras vezes dele aqui no blog, mas é porque esse site é muito amor. Tem de tudo um pouco, e basta uma palavra na busca para aparecerem uma infinidade de referências aquele determinado assunto. Nos meus dias mais sombrios de falta de inspiração, quando a criatividade tá bem em baixa, o Pinterest é a minha salvação.

E por fim, não se cobre tanto.

Não sei vocês, mas quando me cobro ou quando estou ansiosa, parece que nada sai direito, fico completamente bloqueada e em consequência não consigo colocar nada que por ventura estava planejando em prática. Então, o melhor mesmo é relaxar. Se algo não saiu como planejado, não fique angustiado, por mais difícil que seja, apenas continue fazendo cada coisa com muita dedicação e amor, que uma hora os resultados aparecem (nós blogueiros que o diga né?).

Espero que esse post os ajude de alguma forma; e compartilha comigo o que vocês fazem para se manterem sempre inspirados e criativos.

Forte abraço,

You Might Also Like...

9 Comments

  • Reply
    Thaís
    25 de junho de 2016 at 12:14 am

    Oi, Amanda. 🙂
    Concordo com sua visão da criatividade e gosto muito de fazer tudo o que você mencionou para me inspirar. Lá por meados de 2010 até 2012 eu usava bastante o weheartit e uso até hoje, então de vez em quando eu vou nas páginas mais antigas e fico relembrando as imagens que me inspiravam naquela época. Funciona muito, sabe? E dá uma sensação maravilhosa. Eu também gosto de sair para lugares novos ou que gosto muito, pois acredito que isso também nos traz novas inspirações e move nossa criatividade.
    Óticas dicas.
    Um beijo!
    http://www.janeladesorrisos.com

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de junho de 2016 at 4:18 pm

      Oi Thais,
      Que bom que gostou do post, e de fato, ir a lugares que nos fazem bem é uma ótima maneira de renovar as energias e nos inspirar. Forte abraço.

  • Reply
    Jéssica Teles
    25 de junho de 2016 at 11:22 pm

    Ótimo post e sugestões 🙂 inclusive cobrar-se menos que para mim é a parte mais difícil!
    A criatividade enche a vida e a criação de conteúdo de altos e baixos, excessos e recessos que são complicados de lidar.

    Beijos.

    Blog Jéssica Teles

    • Reply
      Amanda Almeida
      26 de junho de 2016 at 4:35 pm

      Oi Jessica,
      Essa é a parte mais complicada né? Mas é só ir trabalhando nesse ponto, que as coisas melhoram.
      bjus

  • Reply
    Lilian Cardoso
    27 de junho de 2016 at 1:04 pm

    Oi Amanda! Tem uma blogueira que gosto muito e agora em julho vai fazer uma oficina sobre criatividade. O link é esse aqui: http://incendeieseugeniocriativo.com.br/
    Acredito que com o passar do tempo muitos blogueiros migraram pra um blog mais pessoal, que retrate seus gostos e não apenas um assunto. Coisas como essa são fases, né? Antes haviam muitos blogs segmentados: só unha, só livros, só moda, etc. Hoje muitos deles deixam uns 2/3 temas mais definidos mas abordam outros temas também. O meu blog é nesse estilo, pessoal.
    Também busco inspiração em livros, pra mim são uma das melhores apostas! Já sites busco inspiração em outros blogs e no Instagram, principalmente sobre fotografia.
    Amei teu post! Você citou ali sobre fazermos as coisas com dedicação e amor que um dia os resultados aparecem. As vezes da vontade de acelerar o processo, né? É meio devagar e eu estou trabalhando bastante pra não ser muito ansiosa, rs.
    Um beijo!

    • Reply
      Amanda Almeida
      29 de junho de 2016 at 10:40 am

      Oi Lilian, primeiramente, obrigada pela dica, vou acompanhá-la.
      é verdade, acho que em um determinado momento, pelo menos alguns, acabam migrando pra essa parte mais pessoal por causa da liberdade de poder discorrer sobre diversos assuntos. E com toda certeza o ideal mesmo é ir com calma, mas com muita dedicação e trabalho, que no fim dá tudo certo.
      bjus

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    27 de junho de 2016 at 9:46 pm

    Eu acho essas dicas super valiosas porque eu sou exatamente assim. Se eu me cobro muito eu não consigo ler, nem escrever, nem fazer nada. E também tenho tentado mudar um pouco o assunto do blog e abrir para outros temas mas nem sempre é fácil. Hoje mesmo estou escrevendo alguns posts mas vi que estou um pouco sem criatividade. Vou praticar o exercício de visitar sites e ver se acho alguma inspiração. hehe 😛

    Beijos!

    • Reply
      Amanda Almeida
      29 de junho de 2016 at 10:45 am

      Oi Beatriz,
      Pois é flor, é aquela velha história, a criatividade some quando se está ansioso ou estressado, mas o bom é que passa. E flor espero que você encontre toda a inspiração que precisa, seu blog é maravilhoso.
      bjus

  • Reply
    Carolina
    16 de agosto de 2016 at 5:25 pm

    Oii Amanda. Gostei muito do seu blog, é muito fofo. Tenho muita vontade de criar um pra mim, mas não para ganhar dinheiro e tals (pelo menos não somente por isso rs), mas a insegurança e medo são demais. Espero que um dia isso acabe e eu crie mesmo que seja somente eu que leia kk. Beijos, sucesso!

  • Leave a Reply