Por Amanda Almeida!
Organização Pessoal

#Aleatório – Organizando o tempo da melhor forma possível.

Quem acompanha o blog e leu meu ultimo post sabe que eu tenho estudado com afinco para concursos (aleluia Amanda!). Por conta disso, resolvi fazer esse post e mostrar pra vocês como estou “tentando” me virar entre meus compromissos e os estudos, e leitores, sinceramente, nessas horas eu desejo que o dia tenha mais que 24h.

Bem, quem não sabe, agora ficará sabendo; sou assistente administrativa e trabalho de 8h às 18h, e nesse meio tempo eu tentava em meus momentos livres manter o blog, responder comentários, fazer posts, e se desse, ler, não necessariamente no período de trabalho (Pois não convém), mas nos intervalos, ou a noite em casa quando o PC estava livre. Enfim, já era difícil manter o blog nessas condições, e agora estudando pra concurso é que o negócio ficou punk. Mas, como brasileiro é persistente e não desiste nunca, a gente sempre dá um “jeitinho”, e eis que essa pessoa traçou um plano estratégico para tentar conciliar trabalho, estudos e o blog. E eis umas dicas minhas, para pessoas que precisavam de um dia com mais de 24h. Comigo até que tem dado certo, talvez possa dar certo com você também, quem sabe né?

Antes de tudo, foco no trabalho, afinal, independente da profissão, você precisa ter compromisso com a atividade que você exerce, mas, sou da opinião que raramente passamos as 8h de trabalho trabalhando incessantemente, sempre há aqueles momentos tranquilos, em que você concluiu todas as tarefas e está “livre”, e são justamente esses momentos que fazem a diferença. No meu caso, tenho utilizado esses momentos para estudar para concurso, pois tenho uma prova dia 14, então preciso correr, mas depois quando começar a estudar para concurso apenas “previstos”, vou adotar a seguinte técnica:

Horas – Atividades:

6:30 Saindo de casa – Ler algum livro no caminho.
7:40 Cheguei no trabalho – Aproveitar para dar uma olhadinha no blog, e visitar alguns blogs, postar, responder comentários… etc.
8:30 Olhar minhas atividades e começar a executar minhas tarefas!
12:00 Almoçar rapidinho!
12:30 Biblioteca pra estudar o conteúdo do dia!
14:00 Vamos pra segunda parte do trabalho!!!
18:00 Hehhh, melhor hora do dia!
18:00 – 18:30 Lendo algo na parada enquanto espero meu irmão.
18:30 – 19:00 Assistir algum vídeo aula, já que não da pra ler no carro.
19:00 – 21:00 Meu cérebro precisa descansar.
21:00 Passar as anotações para o caderno
22:00 Ler um pouco (só um pouco mesmo) ou programar postagens.
22:30 Dormir!!!!

Pelo que vocês viram, eu tentei cronometrar o meu tempo. Se eu vou conseguir fazer sempre arrisca esse cronograma? Claro que nem sempre, mas vou tentar obedecer ao máximo, e acredito que nesse ritmo vou conseguir ter um melhor aproveitamento de cada uma das minhas atividades, o importante é ter um plano e o compromisso, e depois ter disciplina pra obedecê-lo – o que no inicio é o mais difícil.

Outra coisa interessante é sempre ter uma agenda, e programar os seus estudos como a grade horária da escola/faculdade, isso contribui bastante para que no fim das contas você não tenha um colapso (já tive uns estresses não é legal), e em consequência aprenda cada matéria (pelo menos é assim comigo).

Bem gente, esse foi um post diferente, mas quem sabe esse tempo acabe e eu passe logo em um concurso de 6h (sonho meu *-*) e leve uma vida menos corrida. E vocês, gostaram? Quem trabalha e estuda, qual sua técnica pra organizar o tempo? E você que só estuda, faz algum tipo de organização? Me conta.

You Might Also Like...

23 Comments

  • Reply
    Pam Fardin
    3 de julho de 2013 at 9:46 am

    Já tentei fazer toda essa organização ano passado, quando estava estudando para o vestibular. Foi muito difícil, só aguentei 3 semanas nesse ritmo. 🙁 Sempre acontecia algo que estragava a rotina kkkk Espero que você consiga ter mais disciplina do que eu o//

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

  • Reply
    Bruna
    3 de julho de 2013 at 10:11 am

    oii amiga!

    to precisando estudar também… já sou funcionária pública, mas vou prestar outro concurso que o salário é um pouco melhor..hehe
    agora essa é minha saga, tentar ir subindo pouco a pouco na carreira pública.
    eu acho super difícil seguir uma rotina, mas vou tentar também.

    megaa bjoo
    ;**

  • Reply
    Bruna
    3 de julho de 2013 at 10:47 am

    To precisando estudar tbm…
    Legal super legal as dicas, o rui é eu não consigo viver na rotina, iria começar bem e mesmo me auto dando bronca iria burlar a rotina ^^
    Boa Sorte pra vc!!
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

  • Reply
    Raah
    3 de julho de 2013 at 9:21 pm

    Oi, Amanda! Sei como é não ter tempo. Quando eu trabalhava quase não sobrava tempo pro blog. Dava mal pra ler meus livros e assistir as série. A melhor forma de se organizar é fazer um planejamento (faço faculdade de Administração e vejo como a melhor alternativa). Também quero fazer concurso. Nada melhor que estabilidade no emprego. Boa sorte com os estudos, flor!

    Beijos, Leitura da Vez!

  • Reply
    Cida
    3 de julho de 2013 at 9:23 pm

    Oi Amanda! Seu post me lembrou um trabalho que fiz na faculdade, sobre gerenciamento de tempo, usei um livro bem legal que ajudou muito. Depois vou ver o nome e te falo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

  • Reply
    Cah.
    4 de julho de 2013 at 11:44 am

    Gostei da sua agenda. É bem distribuída… Boa sorte na prova!

    Beijos!!

  • Reply
    David
    4 de julho de 2013 at 12:00 pm

    Realmente tem que se organizar. Ainda mais pra mim que vou prestar vestibular, preciso de organização para poder estudar rsrs.

    David – Leitor Compulsivo

  • Reply
    Naty C
    4 de julho de 2013 at 8:33 pm

    Fiquei com dó de você, Amanda! Já passei por isso e sei o quanto é desgastante.
    Como sou organizada fazia um cronograma como o seu e para qualquer outra coisa eu fazia lista, era lista para tudo. Só assim para não esquecer nada.

    • Reply
      Amanda Almeida
      5 de julho de 2013 at 7:47 am

      Naty, ta punk, mas eu vou conseguir, com fé em Deus.
      Bjuss

  • Reply
    Letícia
    5 de julho de 2013 at 3:41 pm

    Eu não tenho a menor organização pra estudar… É osso! :s

  • Reply
    Leandro de Lira
    5 de julho de 2013 at 4:43 pm

    Oi Amanda!
    Nossa, você é bem mais organizada que eu! Hehe
    Não sei cronometrar tudo assim e ainda conseguir ser organizado. Vou fazendo as coisas aleatoriamente e quando tenho tempo.
    Mas gostei muito da maneira como você se organiza. Pensando bem, facilitaria meu dia-a-dia também. (‘:
    Abraço!

  • Reply
    Sofia
    6 de julho de 2013 at 9:18 am

    Oi Mandy! É isso aí, organiza teus horários priorizando teus estudos e trabalho! Antigamente, (mesmo não tendo graaaaandes compromissos e vida corrida, haha) eu TENTAVA fazer uma listinha do tipo pros estudos, blog e leitura, mas isso não dá muito certo comigo. Acho que consegui durante uma semana, e olhe lá, rsrs!

    Estou na torcida por ti!

    Beijão

  • Reply
    Delmara Silva
    6 de julho de 2013 at 11:44 am

    Definitivamente você está de parabéns
    eu tento organizar meu tempo, mas não consigo… Quando estou no blog o tempo voa eu nem percebo que o dia acabou e já de madrugada, lendo é a mesma coisa.. Por outro lado quando vou estudar, o sono e domina, quando vejo já estou acordando de um cochilo hehehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

  • Reply
    Luciana Miranda
    6 de julho de 2013 at 11:56 am

    Torcendo muito por você, sério!
    Espero que consiga tudo o que planeja, inclusive que consiga seguir a risca seu cronograma. HAHAHAHA
    Sei que é difícil, principalmente nessa fase, mas vale a pena. Diz aí. rsrs
    confesso que não sou boa quando o assunto é seguir regras, sempre me saio de alguma. rss

    Beijos.

  • Reply
    Marla
    7 de julho de 2013 at 5:18 pm

    Oi Amanda,
    Gostei do seu cronograma, eu também gosto de organizar o meu tempo, assim fica mais fácil(as vezes) fazer tudo aquilo que precisamos fazer. Boas sorte com a prova!!

    Gostei do novo look do blog*-*

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

  • Reply
    isabel
    8 de julho de 2013 at 9:49 am

    Eu tô na vida boa, digo, de férias, até o finalzinho de agosto, quando vou pro intercâmbio. Louca que sou, arrumei mil coisas pra fazer (além de estudar a língua do país pra onde tô indo) então tô com o cronograma apertado mesmo sem compromisso formal com a escola haha
    Um método que adoro é o método pomodoro: você divide o seu tempo em periodos de 25 minutos com 5 minutinhos de descanso. Cara, é muuito bom pra fazer o estudo render: nos vinte e cinco minutos, você realmente realiza sua tarefa com concentração total, sabendo que terá um descansozinho no final…

  • Reply
    Fê Falleiro
    8 de julho de 2013 at 6:59 pm

    Oie!!
    Olha moça vim atrás de vc viu!!!
    Vc ganhou a promoção lá no blog do livro Bruxo e Bruxas.
    Aí pensei comigo, não vou deixar ela perder o prêmio por não responder o e-mail de jeito nenhum, não vc que ta sempre lá no bloguinho!
    Bjossss e no aguardo do seu e-mail de resposta =D

  • Reply
    Mari
    8 de julho de 2013 at 10:43 pm

    Oi flor,

    Isso mesmo, tudo bem organizado fiz isso no final do curso que acebei de terminar, vou me espelhar em vocÊ quero também estudar para alguns concursos 🙂
    Boa sorte o
    Beijos

    Mari – Stories And Advice

  • Reply
    Pâmela
    9 de julho de 2013 at 4:19 pm

    Sua organização é ótima para os estudos rsrs
    eu dei uma parada por enquanto nas férias, trabalho o dia todo aí agora to aproveitando um pouco, mas depois que voltar vou voltar a me organizar. Quando tem prova na faculdade, eu começo a fazer resumo umas duas semanas antes das provas, para ir estudando aos poucos, ne, e conseguir dar conta de tudo, mas tambem tenho um caderninho com organização de faculdade, blog, projetos e coisas que eu desejo, sabe? é bom, eu consigo fazer mais coisas agora 😀
    compre todos mesmo rsrs

    Um beijo
    Pâm – http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

  • Reply
    Poly
    11 de julho de 2013 at 8:59 pm

    Eu fiz uns posts bem legais sobre estudos, depois olha lá no blog. Eu faço minha agenda diária no word e tento acompanhar. Mas na boa mesmo, a melhor forma de estudar para concurso é resolvendo prova. Não tem outro jeito a não ser esse.
    Bjuxxxxx

  • Reply
    cristiane
    14 de julho de 2013 at 12:02 pm

    Vou me inspirar nessa sua organização hahaha!
    deu até vergonha eu tenho muito mais tempo livre e acabo não fazendo quase nada, acho que fazer um cronograma assim pode ajudar.
    Boa sorte no concurso, e que dê tudo certo.
    Beijos!

  • Reply
    Andreza Galvão
    19 de julho de 2013 at 7:15 am

    Amanda, também estou tentando organizar meus horários. Quando as aulas recomeçarem em agosto, quero estudar bem mais e passar menos tempo na internet (é bom, mas estudar também é preciso! Ninguém merece cursinho)

    Beijos

  • Leave a Reply