Por Amanda Almeida!
Filmes/Séries Leituras Pessoal

#Aleatório – O Cinema está cada vez mais literário, porque será?

Não sou uma pessoa ávida por filmes, tal interesse começou a ser mais expressivo apenas há alguns anos, quando os filmes da Disney deixaram de ser os mais esperados por mim(E esse tempo era ótimo, preciso admitir). Contudo, de certo tempo pra cá, desde Harry Potter, para ser mais específica, percebi que a quantidade de Best Sellers que viraram filme aumentou monstruosamente (Sparks que o diga), me levando a questionar se os Roteiristas estão sofrendo bloqueio criativo.

Sei que tal questionamento é equivocado, afinal há ainda bons filmes sendo feitos e com bons roteiros que não precisam de um livro existente para existir, mas é inegável o fato de que se tem investido e muito em adaptações literárias. Lendo até esse ponto, você, caro leitor, pode até pensar que não tenho gostado muito disso, mas muito pelo contrário, eu estou amando tudo isso. E como leitora que sou desejo que uma série de livros que amo virem filme. Afinal, esse excesso de adaptações incentiva a leitura dos respectivos livros, pois sempre desperta a curiosidade de conhecer a obra que inspirou o filme (Claro, quando o filme é bom e bem adaptado).

Outro aspecto interessante é o caminho inverso que tem acontecido; o de filmes que viraram livro. Se isso vai se tornar uma tendência para os próximos tempos, eu não sei, mas deixa bem claro a ligação existente entre ambos.

Não sei vocês caros leitores, mas toda essa onda de adaptações tem me deixado cheia de expectativas, sempre na espera de descobrir qual dos meus livros favorito vai virar filme, mas não minto que às vezes sinto falta daqueles roteiros bem escritos e impecáveis, que após ver o filme, me deixam aquela sensação de “como nunca pensaram em escrever um livro sobre isso?”

Abraços,

You Might Also Like...

33 Comments

  • Reply
    luciana miranda
    7 de Março de 2013 at 7:35 pm

    Bom, na minha opinião isso é bom! Melhor ter filmes baseados em livros do que aqueles sem graça, por conta de não ter base nenhuma. A questão da expectativa é de matar qualquer um. rsrs

    Sei lá, essa é minha opinião.

    Beijos.
    clicandolivros.blogspot.com.br

  • Reply
    Yara Andrade
    7 de Março de 2013 at 8:58 pm

    Simplesmente amei o post *-* haha quando estava olhando a lista de filmes que iriam estrear este ano também notei isso, mas assim como você, eu gosto disso. Ás vezes termino de ler um livro e fico desejando que tenha filme e se já irá ter, fico ansiosíssima pela estreia haha. Mas, também sinto falta dos roteiros bem escritos.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

  • Reply
    Vinícius Dias
    7 de Março de 2013 at 10:41 pm

    Hollywood está ficando sem ideias!
    Esta é a resposta! Se eles não tem filmes antigos para refilmar, invadem a literatura!
    Beijos,
    Livros & Rabiscos

  • Reply
    Bruna
    8 de Março de 2013 at 10:22 am

    oii amiga!

    acho que as adaptações são porque as histórias dos livros andam encantando tanto que os cineastas acham uma boa ideia levá-los para o cinema.
    também não sou muito de filmes sabe, mas tenho gostado de ver as adaptações e fazer comparativos, apesar que sempre acho os livros melhores..hehe

    megaa bjoo
    ;**

  • Reply
    Livroterapias
    8 de Março de 2013 at 11:24 am

    Acho importante, pois estimulam a ler o livro.
    Mas, não gosto de adaptações!
    Feliz Dia da Mulher
    Beijos
    Rizia – Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

  • Reply
    Marla
    8 de Março de 2013 at 4:27 pm

    Oi Amanda,
    Além do fato de já ter um público garantido, que estar ansioso para assistir a adaptação de seu livro favorito, acredito que alguns roteiristas tem encontrado mais facilidade em adaptar um texto já escrito, do que começar um do zero.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

  • Reply
    Julia G
    8 de Março de 2013 at 5:20 pm

    Ei Amanda, você não é a única a sofrer de ansiedade crônica por causa dessas adaptações. Eu adoro elas, e fico ansiosa pelos lançamentos. Mas não gosto do contrário – os poucos livros que li baseados em filmes foram terríveis.

    Beijos

  • Reply
    Juliana Lira
    8 de Março de 2013 at 6:49 pm

    Também sinto essa expectativa e fico ansiosa pra que a adaptação seja tão boa quanto o livro. rs

    http://www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

  • Reply
    Michelle
    8 de Março de 2013 at 8:18 pm

    Amanda,

    Eu gosto de adaptações para o cinema, desde que as histórias sejam boas. Acho que o mais importante é saber avaliar cada uma das obras em seu determinado meio. Não tem como querer comparar, por exemplo, os livros de O Senhor dos Anéis, com os filmes baseados neles. Apesar de contarem a mesma história, a linguagem cinematográfica é diferente da linguagem literária, né? O importante é que o filme mantenha a essência e seja fiel ao livro, mas umas mudancinhas aqui e ali são sempre bem vindas. Imagine se todos os filmes do Harry Potter reproduzissem tudo que tem nos livros? Ninguém ia aguentar!

    Gostei do post e da questão que você levantou 🙂

    Beijos e bom final de semana para você,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

  • Reply
    Alessandra Tapias
    9 de Março de 2013 at 1:14 am

    Eu sou assim: Não sou muito de ver filmes, porém sempre que posso assisto quando são adaptados de um livro, ou que viraram livro. Entendeu?? rsrs

    Agora uma dica muito boa é sempre ver o fime antes. Nunca leia o livro depois veja o filme, você com certeza irá se decepcionar com o filme.
    Mas se você assistir ao filme, depois ler o livro, vai ficar encantada com a riqueza da história.
    Meu maluco, mas dá certinho!!

    Adorei o post.

    Bjkas

  • Reply
    Beatriz Rampasso Crinha
    9 de Março de 2013 at 12:16 pm

    Acho que o caminho literário é realmente que eles virem livros, mas o inverso não vi muitas vezes e até prefiro, assim primeiro posso ler a história detalhada para depois me interessar por um possível filme.

    http://vidradaemlivros.blogspot.com.br

  • Reply
    Paloma Viricio
    9 de Março de 2013 at 1:13 pm

    Muito boa sua observação sobre esses lançamentos. Sinceramente prefiro ler os livros do que ver o filme…muitas vezes. Estou ansiosa para ver A hospedeira.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  • Reply
    Sofia
    9 de Março de 2013 at 5:13 pm

    Ah, é com certeza! Tenho percebido mesmo inúmeras adaptações de livros, assim como alguns filmes que viraram livros. Mas realmente dá aquela saudade de filmes por conta própria, rsrs! Adorei o post, Amanda!

    Beijos

  • Reply
    Ju Lemos
    9 de Março de 2013 at 7:51 pm

    Olha Amanda, tu tocou em um ponto que eu estava reparando ontem em uma ida a livraia e me deparar com as Aventuras de Pi entre os livros mais vendidos – claro depois do filme. Os livros virarem filmes dá até pra entender, pois – digamos – já é um roteiro pronto, faltando apenas ser adaptado e te confesso que quase todos que li e depois vi o filme não gostei muito das adaptações.

    Li também Branca de Neve e o Caçador após ver o filme e o filme acabou sendo melhor, que ironia não? Bom, concluindo não sei se isso se deve a falta de criatividade, um investimento de algo que já esta fazendo sucesso de alguma forma…

  • Reply
    Cida
    9 de Março de 2013 at 9:43 pm

    Oi Amanda! Estava pensando nisto quando vi o Oscar, quanto adaptações literárias nas telonas, algo que mostra o quanto os livros atuais tem bons enredos e também o quanto novas pessoas, em decorrência dos filmes, irão ter interesse em ler. estou muito feliz com este cenário.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

  • Reply
    Raah
    9 de Março de 2013 at 10:38 pm

    Oi, Amanda! Tudo bem? Não sou muito de assistir filmes, somente quando não tenho algo melhor pra fazer, pois utilizo grande parte do meu “tempo-lazer” para os livros e séries. Geralmente, os que mais me interessam são as adaptações, que assim como você, adoro quando os livros viram filmes. Pra mim é uma ótima forma de incentivar a leitura. Quantas pessoas não leem os livros quando o filme ganha um Oscar, né mesmo? Acho válido esse novo cenário.

    Beijos, Leitura da Vez.

  • Reply
    Renata (do blog Escuta Essa)
    9 de Março de 2013 at 10:54 pm

    Oi Amanda,
    Eu adoro filmes e tento ver um filme por dia!
    Gosto de ver as adaptações dos livros nas telonas.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

  • Reply
    Leandro de Lira
    10 de Março de 2013 at 3:55 pm

    Oi!
    Eu concordo com seu texto. Eu gosto de filmes, principalmente quando são baseados em livros que li e gostei. E até mesmo os que não gostei.
    Mas mesmo com essa onda de livros adaptados pra filmes, há muitos filmes originais e com roteiros bacanas.
    Enfim, gostei de saber sua opinião acerca deste acontecimento que vem tornando-se comum atualmente. Apesar de que antigamente isso já acontecia, mas não com a mesma frequência de antes.
    Abraço!

  • Reply
    Luara Cardoso
    10 de Março de 2013 at 4:22 pm

    Eu estou MUITO empolgada que isso esteja acontecendo. É incrível como a quantidade de filmes adaptados de livros está crescendo e não são só livros YA, mas de drama também! Estou adorando. <3

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  • Reply
    Flavia
    10 de Março de 2013 at 5:25 pm

    ahaha adorei esse assunto
    Acho que muita coisa vira filme por questao financeira mesmo, estrategia de marketing e pronto.. Se eu gostei do livro eu assisto o filme, se nao, nem perco meu tempo…

    Bjokas
    Flavia – Livros e Chocolate

  • Reply
    Taty
    10 de Março de 2013 at 10:04 pm

    Bem pensado esse post, eu também já pensei que os diretores de filmes estão com bloqueio criativo rsrs, mas é legal ver meus livros prediletos nas telonas claro quando são bem produzidos por que amo tanto livros como filmes

    bjos

  • Reply
    Brenda Lorrainy
    10 de Março de 2013 at 11:42 pm

    Oi Amanda!

    Também tenho percebido isso, essa crescente onda de livros sendo adaptados. E não só filmes como virando seriados também. Como você, eu gosto muito quando sei que algum livro favorito meu vai ser adaptado, mas por outro lado fico com um pézinho atras . Tenho medo que a adaptação não faça jus ao livro. E isos tem acontecido muito!

    Aconteceu com JV por exemplo. Eu particularmente achei o filme fraco, não no sentido de roteiro ou atuação ,mas quanto aos efeitos especiais. E mesmo adorando a atuação da Jennifer e do Josh faltou química entre eles, aquele foi o pior beijo da história. haha
    Mas nossa como divaguei! Sobre livros que vieram de filmes não sei opinar, nunca li nenhum mas estou com vontade de fazer a experiência.

    Gostei do post!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

  • Reply
    Bruna
    11 de Março de 2013 at 8:48 am

    É realmente o número de adaptações estão cada vez maiores.
    O sucesso de adaptações é maior e uma mão lava a outra. HP e Crepúsculo são exemplo vivos que tanto livro como o filme arrebentaram de venda, sem esquecer Marley e Eu e Jogos Vorazes…Eu estou adorando pq assistindo o filme as vezes seu personagem favorito é seu ator/ atriz favorito tbm :DDD
    Beijos
    Brubs

  • Reply
    Gladys Sena
    12 de Março de 2013 at 1:18 am

    Particularmente sempre acho os livros melhores que as adaptações.
    Já aconteceu de assistir um filme e depois descobrir que era baseado em um livro, mas não ter uma versão em português para comparar é muito chato…

  • Reply
    DanisohDani
    12 de Março de 2013 at 2:08 pm

    Estava pensando nisso esses dias! A grande maioria dos filmes ultimamente são baseados em livros e também estou adorando isso, torcendo para que algumas séries que amo virem filmes também!

    Já o contrário ainda tenho um certo preconceito, sabe? Não li nenhum livro que foi baseado em um filme, e não sinto vontade de ler, pois me cheira muito a “vamos aproveitar o sucesso para ganhar mais dinheiro”! Puro preconceito, mas ainda não consegui lutar contra ele!! haahaha

    bjos

  • Reply
    Raquel
    12 de Março de 2013 at 7:35 pm

    Oi Flor,
    Adorei o post ao contrario de você bem eu sou uma cinefola de carteirinha posso dar minha opinião sobre isso..então como vc também tenho gostado dessa onda principalmente depois de vc ler um livro e gostar tanto e ficar esperando como seria o filme…o problema e quando destroem o livro ai complica ne…felizmente devo dizer que as adaptações tem sido cada vez mais bem feitas nós agradecemos o que me deixa mais feliz e animada e esperando que essa onda so tenha a melhorar.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

  • Reply
    Camila Pinheiro
    13 de Março de 2013 at 2:51 pm

    O que eles estão fazendo é aproveitar um produto que já possui sucesso entre um certo grupo de pessoas para poder ganhar dinheiro! é tudo pensando no lado lucrativo da coisa (pq com isso, eles irão chamar para o cinema as pessoas que já são fãs do livro e também os cinefilos, que amam cinema e não perdem nenhuma estréia). Fica impossivel passar o que está no livro (ao pé da letra) para o cinema, afinal os livros e os filmes são midias completamentes diferetes!

    Bjs Amandinha =*

  • Reply
    Michelle
    13 de Março de 2013 at 3:06 pm

    Eu acho que além da falta de criatividade eles estão querendo lucrar sem ter ”muito” trabalho, porque se um livro já é sucesso sinal de que provavelmente o filme também será, então é como se eles já tivessem a certeza que de a fórmula dá certo!

    Michelle Boyd
    The Little Things

  • Reply
    Andreza Galvão
    21 de Março de 2013 at 7:02 pm

    Oi, Amanda!! Infelizmente ultimamente não tenho visto muitos filmes! ): Mas sempre que leio um livro e vejo que tem o filme, tento assisti-lo, pois gosto de comparar! hehe Os Miseráveis, por exemplo, acho que vale muito a pena ver! E realmente, nem sempre as adaptações saem boas. Aproveitando pra falar de Percy Jackson (já que você colocou a foto), o livro é 1000x melhor! hehe Espero que melhorem em O mar de monstros!

  • Reply
    Katielle Borba
    26 de Março de 2013 at 3:16 pm

    Oi Amanda,
    Gostei do assunto abordado.
    Eu como leitora gosto que meus livros preferido virem filmes, mas tenho certo receio, pq normalmente uma produção cinematográfica não chega aos pés dos livros e isso me deixa bem frustrada. Porém vou continuar olhando os filmes sempre que saírem.
    Beijos,
    Katiellek

  • Reply
    Clara Beatriz
    30 de Março de 2013 at 1:53 pm

    Devo dizer que amo uma adaptação, gosto de ver se o livro é aquilo que eu imaginava. Porém algumas adaptações me decepcionam, já outras vence minhas expectativas!

  • Reply
    Nathalia silva
    31 de Março de 2013 at 12:57 am

    Acho que essa onda de livros adaptados para o cinema cresceu bastante com HP e intensificou bastante com crepúsculo. Não acho ruim, é bom encontrar nossos personagens favoritos materializados na tela mesmo que sempre deixe a desejar. Pois é fato que o livro nos trás bem mais emoções.

  • Reply
    Francilene Rodrigues
    31 de Março de 2013 at 1:40 pm

    Gostei bastante do post! E é verdade, cada vez mais clássicos estão sendo adaptados para o cinema e também livros em geral. Eu, particularmente, estou gostando disso, apesar de que nem sempre dão muito certo! rs

  • Leave a Reply