Por Amanda Almeida!
Pessoal

Falando um pouquinho do meu Estado; Piauí.

Oi, oiii pessoal, tudo bem?
Acho que essa é a minha primeira postagem sobre o meu Estado que faço aqui no blog, e aproveitando a viagem que fiz no fim do ano passado gostaria de falar um pouquinho pra vocês sobre esse lugar tão caloroso e cheio de pessoas tão queridas que é o meu Piauí.

O Piauí é um dos 27 Estados da nossa Federação (Contei o DF nesse número rsrsr) e o segundo do Nordeste se começarmos a nominação dos Estados a partir do Maranhão. Como conterrânea desse lugar digo que não existem melhores praias para se visitar do que as do litoral piauiense, mas sou suspeita pra falar, afinal sou de lá.

Centro de turismo – Sesc Praia

Deixei o Piauí muito novinha, com apenas sete anos, mas mesmo não tendo planos de voltar a morar lá, tenho um amor enorme por essa terra, que em muitos momentos é tão ridicularizada e desmoralizada por algumas pessoas em outros lugares. Para vocês que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer, gostaria de falar um pouquinho das belezas do Piauí, e quem sabe, se algum dia estiverem na dúvida quanto a qual lugar visitar no Nordeste, vocês possam escolher o meu Estado para visitar.

Minha família inteira fica toda em Teresina, mas nessa viagem de fim de ano ficamos a maior parte do tempo em Luiz Correia, como de costume, para aproveitar um pouco do litoral. E para quem não sabe, o Litoral piauiense é composto por várias praias, mesmo sendo a menor faixa litorânea no pais.

Início da orla – Praia de Atalaia

A minha praia favorita é a de Atalaia, e é a praia que sempre ficamos. E um dos motivos da preferência é a grande quantidade de bares/restaurantes na orla, e também por causa da faixa de areia ser bem extensa. Sabe aquela sensação de praia abarrotada? Raramente isso acontece aqui, mesmo em época de temporada. Os turistas geralmente ficam nos bares da orla, e a faixa de areia fica sempre livre na maior parte do tempo, pois temos o costume de encontrar um bar para passar o dia, então todas as nossas coisas ficam no restaurante, sempre aos cuidados de alguém do grupo, enquanto os outros banham.

Centro de turismo – Sesc

Eu até tirei mais algumas fotos, mas como são fotos de família, e ninguém me deu autorização pra postar(né gente?) estou compartilhando apenas essas imagens. Eu até queria ter fotografado mais, mas quando estou na praia entro em “modos operante mar” minha vontade é a de comer, banhar, aproveitar aquela vista o máximo possível e as pessoas que estão comigo.

Morrendo de vergonha, mas vamos aparecer pelo menos em uma né? :p

Além do litoral, o Piauí têm muitos lugares interessantes para se conhecer, e eu já conheci alguns em outras viagens, a exemplo o porto das barcas em Parnaíba e Encontro das Águas do rio Poti e Parnaíba, contudo, há ainda alguns lugares que estão na lista de lugares para visitar em outras viagens como por exemplo: o passeio do Delta do Parnaíba; a Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, um dos parques ecológicos de maior importância do nosso país; o complexo turístico da Ponte Estaiada, esse fica em Teresina mesmo, e não sei porquê até hoje nunca fui; e por fim o Morro do Gritador em Pedro II, cidade de origem dos meus avós.

É engraçado que depois de escrever essa postagem percebi a quantidade de lugares incríveis que o meu estado tem e que ainda não tive a oportunidade de visitar, e esses listados são apenas alguns deles. Espero que vocês tenham gostado da postagem e que algum dia tenham a oportunidade de conhecer o meu estado, que apesar das inúmeras dificuldades que ele enfrenta em alguns aspectos (mas qual Estado não tem problemas, não é mesmo?) é um lugar repleto de pessoas muito queridas e acolhedoras, e claro, com um calor todo característico dele.

Forte abraço,

You Might Also Like...

10 Comments

  • Reply
    Camila Faria
    11 de Janeiro de 2017 at 4:36 pm

    Que lindo Amanda! Me leva pro Piauí!!! \o/

    • Reply
      Amanda Almeida
      13 de Janeiro de 2017 at 10:23 am

      Bora Camila rsrs!!!!
      bjus

  • Reply
    Aline Amorim
    12 de Janeiro de 2017 at 9:40 am

    Eu nunca conheci seu estado. As fotos ficaram lindas e deu vontade de ver mais sobre o lugar!
    Eu gosto de praias com áreas de areia mais extensa para não ficar “trombando” nas pessoas.
    Beijos

    • Reply
      Amanda Almeida
      13 de Janeiro de 2017 at 10:24 am

      Obrigada Aline. Também não gosto de trombar nas pessoas, me dá certo pânico só de olhar aquelas fotos do Rio em época de temporada.
      bjus

  • Reply
    Priscilla
    12 de Janeiro de 2017 at 11:01 am

    O Piauí é belíssimo! Eu adoraria conhecer seu Estado <3

    Beijos 🙂

    • Reply
      Amanda Almeida
      13 de Janeiro de 2017 at 10:25 am

      Obrigada Priscila. Espero que tenha a oportunidade.
      bjus

  • Reply
    Clayci
    12 de Janeiro de 2017 at 12:33 pm

    Piauí é um lugar que eu morro de vontade de conhecer!
    Acho lindo a paisagem que encontro pelas fotos *_*

    • Reply
      Amanda Almeida
      13 de Janeiro de 2017 at 10:26 am

      Espero que tenha a oportunidade de conhecer logo Clayci.
      bjus

  • Reply
    KARINE
    16 de Janeiro de 2017 at 2:59 pm

    conheci um pouquinho do nordeste no ano passado e fiquei apaixonada, cada lugar incrível! o piauí deve ser muito maravilhoso mesmo, espero conhecer ele um dia (aliás, espero poder conhecer cada estado desse Brasil, tem muito lugar incrível pra ser visto e mais divulgado por aí), adorei o post! <3

  • Reply
    Dai Castro
    19 de Janeiro de 2017 at 5:26 pm

    Confesso que não conhecia praticamente nada do Piauí! Me parece um lugar lindo, não sou muito fã de praia, mas deu vontade de aproveitar essas paisagens pessoalmente <3 Beijos!
    Colorindo Nuvens

  • Leave a Reply